3 importantes dicas para melhorar o forecast de vendas

Uma das reclamações dos gestores financeiros é sobre a veracidade da previsão de vendas que é passada pela área comercial. Como as reuniões entre as áreas, muitas vezes, tem periodicidade mensal, isso acaba espaçando demais o tempo para agir planejadamente e corrigir rotas.

O entrosamento entre os dois departamentos é fundamental para tomar decisões assertivas para o negócio como, por exemplo, fazer um novo investimento ou reduzir custo.

Portanto, confira três importantes dicas que vão ajudar no alinhamento sobre o forecastda empresa e a integração entre as áreas.

# 1. Crie rotina para envio de dados

As soluções de Business Intelligence (BI) permitem que os dados sejam imputados no sistema diariamente e que as análises possam ser feitas em tempo real. Por isso, estabeleça uma rotina com a área comercial para alimentar o sistema e compartilhar as informações. Dependendo da dinâmica da sua empresa, combinar que os dados sejam atualizados às sextas-feira é uma boa saída para organizar as metas da próxima semana.

# 2. Aplique um modelo único de report

Definir os indicadores que devem ser analisados é extremamente importante para a viabilidade do forecast. Defina quais são os KPIs que mais fazem sentido serem analisados, de acordo com o objetivo do negócio, e padronize. Depois de feito isso, todos os vendedores devem seguir o mesmo modelo de report e análise de dados.

# 3. Compile as informações de vendas no BI

Não aceite mais relatórios entregues em formatos diferentes. As informações sobre o desempenho da área comercial e previsão de vendas devem ser compiladas na ferramenta de BI. É importante que todos os gestores da empresa tenham uma visão única e real para tomar decisões estratégicas.

Implemente essas dicas e veja na prática a otimização dos resultados de vendas e do controle financeiro.

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