Utilizar ferramentas isoladas para realizar a gestão operacional da organização é uma tática que, muitas vezes, não agrega o valor esperado ao resultado final. Ao contrário, pode até mesmo causar desencontros e confrontos de informações oriundas de sistemas independentes.

Para um resultado efetivo e que realmente seja capaz de possibilitar que a análise de dados transforme o negócio é fundamental considerar o uso de uma ferramenta de BI que atue integrada com as soluções de ERP e CRM.

Veja a seguir três vantagens que sua organização ganha ao fazer isso.

# 1. Mais eficiência da força de trabalho

Quando você associa recursos analíticos ao ERP permite que os gestores consigam tomar decisões rapidamente para prevenirem ou resolverem problemas que são apontados, muitas vezes, em tempo real, nos painéis de controle.

Por exemplo, com o BI e ERP juntos, o gerente de marketing tem a possibilidade de gerenciar as informações sobre fluxo de vendas e de desempenho das campanhas de comunicação em cada praça, criando cenários comparativos e tendo insights para uma tomada de decisão sem falhas.

Além disso, as análises de dados podem ser compartilhadas com outros profissionais da equipe, fazendo com que a força de trabalho seja aumentada e que mais “cabeças” consigam visualizar informações que, até então, eram estáticas e exclusivas dentro no sistema de gestão.

# 2. Conhecimento aprofundado do cliente

Conhecer profundamente o cliente para antecipar seus desejos e necessidades com foco em superar suas expectativas é hoje em dia o grande diferencial das organizações. Dessa forma, definir uma estratégia bem planejada de BI e CRM faz toda a diferença.

Nesse caso, a ferramenta de BI é essencial para apresentar o cenário e gerar oportunidades, ou seja, você consegue ter uma visão mais detalhada sobre os perfis dos clientes da sua marca, quais os produtos que mais chamam atenção, quais as ações de marketing que trazem mais resultado, como é o comportamento de compra de cada perfil em cada região e etc.

Ao unir essas informações com o CRM é possível criar iniciativas direcionados de relacionamento com os clientes e, assim, potencializar os resultados.

# 3. Melhoria nos processos de trabalho

O uso integrado de uma solução de BI com o CRM e o ERP permite otimizar o fluxo dos processos de trabalho e definir ações específicas. Além disso, com a possibilidade de acompanhar o desempenho da área em dashboads, o gestor consegue analisar os possíveis gaps da operação e tomar decisões para corrigir as eventuais falhas e não comprometer a operação.

As ferramentas de gestão da sua organização são integradas? Conte conosco para uma consultoria que otimize o uso do Business Intelligence com as demais soluções empresariais.  

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