5 importantes vantagens de utilizar o BI na gestão do supply chain

Supply Chain pode ser otimizado com Business Intelligence

Você costuma realizar análises preditivas com base nas informações da área de supply chain da sua empresa?

Uma pesquisa recente encomendada pela Qlik apontou que 40% das empresas entrevistadas não realizam este tipo de análise com os dados da cadeia de suprimentos. Elas optam por olhar somente o desempenho das ações passadas, o que dificulta a antecipação de possíveis problemas e o controle rigoroso de custos.

Esse tipo de situação é comum em companhias que utilizam estratégias de supply chain management arcaicas baseadas em sistemas que impedem uma análise completa e integrada de todas as etapas da cadeia de distribuição. Quando isso acontece é normal que apareçam, por exemplo, erros na gestão de estoque como falta ou excesso de produtos.

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é contar com soluções que possibilitem acesso a um dashboard no formato self-service - ou seja, uma plataforma que permita visualizar todas as informações disponíveis em um só lugar.

Desta forma, é possível escolher o tipo de cruzamento que deseja fazer com as informações advindas de diversas áreas como matérias-primas, estoque, compra, vendas, entre outras, e criar a simulação de cenários consistentes para uma tomada de decisão precisa.

Confira cinco vantagens em contar com uma ferramenta de análise inteligente de dados para ajudar no controle da área de supply chain da sua empresa.

Precisão do inventário

Ao consolidar dados relevantes em uma única visualização é possível melhorar a previsão de estoque e, consequentemente, fazer um planejamento mais assertivo na área de compra, o que reduz custos.

Negociação com fornecedores

Conhecendo o ciclo de venda de cada sortimento, a empresa consegue obter mais vantagens na hora de negociar com os fornecedores, o que possibilita o aumento de ganhos em toda a operação.

Promoções atraentes

Outra vantagem de contar com um painel de controle que possibilite a visualização integrada de todas as áreas da cadeia de abastecimento é identificar a frequência de giro dos produtos. Por exemplo, ao perceber que determinado produto corre o risco de ficar acumulado no estoque, o gestor tem a possibilidade de definir promoções atraentes aos consumidores, evitando, dessa forma, o acúmulo de estoque.

Antecipação de tendências

Com a possibilidade de cruzar dados individualmente e obter informações em tempo real sobre a performance da cadeia de supply chain, as empresas conseguem antecipar tendências e agir preventivamente em casos de problemas identificados.

Relatórios personalizados

Realizar uma análise consistente da cadeia de fornecimento é um desafio para os executivos. Afinal, trata-se de um grande volume de dados relacionados à performance interna da empresa (estoque, logística, comportamento de vendas e etc) e à externa (fornecedores, parceiros e clientes). Diante disso, contar com uma ferramenta que permita criar relatórios personalizados e de fácil utilização é uma excelente oportunidade de traçar estratégias para buscar uma diferenciação no mercado e aumentar a competitividade.

Transforme sua cadeia de suprimentos em uma cadeia de valor. Uma plataforma analítica de dados desenvolvida exclusivamente para melhorar os processos de supply chain é essencial para melhorar os resultados financeiros e operacionais da sua empresa. Pense nisso.

New Call-to-action

Deixe um comentário