5 maneiras de controlar a gestão financeira e combater a desaceleração econômica

desaceleração da economia brasileira está impactando negativamente diversas organizações no país e isso não é novidade. Infelizmente, muitos setores que estavam em progresso, antes do atual momento econômico, estão perdendo rentabilidade e precisando comprovar que os planos continuam dentro do que foi planejado anteriormente.

Ao pensar friamente, o “X” da questão pode ser exatamente esse: seguir o que foi planejado, mesmo diante de um mau momento macroeconômico.

Quando uma situação imprevista e incontrolável, como uma crise econômica, atinge o desempenho financeiro de uma corporação, é hora de analisar e identificar o que é possível fazer para corrigir rotas e buscar alternativas para um novo crescimento.

Na área financeira, essa revisão do caminho é fundamental. Para ajudá-lo a organizar a gestão financeira da sua empresa, reunimos cinco pontos importantes.

Conheça seu cliente

No ritmo acelerado dos negócios, muitas vezes, acabamos esquecendo de observar um público essencial: nossos clientes. Entender o comportamento do consumidor, identificar suas preferências e desejos, assim como mapear seu perfil financeiro são iniciativas úteis para aumentar as vendas e se proteger contra a inadimplência. Hoje em dia, existem ferramentas de inteligência inovadoras e capazes de entregar essas informações para as empresas. Dedique um tempo para conhecer melhor seu cliente e oriente a equipe comercial e de marketing a fazer o mesmo.  

Mapeie a oferta

Com o budget apertado, torna-se muito importante compreender o comportamento de venda da sua oferta. Independente da variedade de sortimentos, vale à pena identificar os produtos que são mais ou menos vendidos. Com isso, é possível mapear também a margem de perda. Muitas vezes, replanejar a oferta é uma saída certeira para um novo crescimento e redução de orçamento.

Reforce o controle financeiro

O sucesso de uma corporação depende de uma gestão transparente e do controle acirrado de custos e gastos. É indiscutível a importância de uma gestão financeira bem sucedida para a saúde do negócio. Porém, reavalie qual a periodicidade que está controlando seu planejamento financeiro. Em momentos de dificuldade, a gestão financeira deve ser feita até mesmo em tempo real. É preciso estar atento a todos os indicadores e avaliar o desempenho operacional a todo momento.

Alguns erros são passíveis de serem evitados quando há um controle mais rígido.

Compartilhe a informação

Informação parada é perda de tempo e, na maioria das vezes, também de dinheiro. É preciso motivar toda a equipe a analisar os dados e pensar em estratégias inovadoras. Uma forma de facilitar isso pode ser eleger um ou dois profissionais de cada departamento para ficarem responsáveis pela análise de informações. O potencial de ideias para melhorar o negócio aumenta quando a solução é pensada em conjunto. A responsabilidade de dar a volta por cima e driblar a crise é de todos. Motive as equipes.

Use a tecnologia a seu favor

Com a utilização de uma Plataforma de Business Intelligence (BI), Analytics e Data Discovery é possível acessar dados e cruzar com as informações internas. A Plataforma permite avaliar cenários, fazer projeções, simular situações e até mesmo realizar análises preditivas. Aprimore sua utilização e alcance um desfecho positivo para o desempenho financeiro e operacional da sua organização.

New Call-to-action

Deixe um comentário