O uso de sistemas de gestão já é uma prática bastante difundida entre as empresas brasileiras. Dificilmente encontraremos um negócio que não utilize nenhum tipo de ferramenta tecnológica. Contudo, muitas organizações ainda sofrem no processo de conscientizar os funcionários sobre a importância de ter um Business Intelligence integrando todas as fontes de informações geradas no ambiente corporativo.

Segundo a empresa Resultados Digitais, 70% das empresas brasileiras não utilizam um BI. Talvez em decorrência dessa dificuldade em fazer com que as pessoas comprem a ideia e utilizem a ferramenta para otimizar o trabalho e extrair insights mais precisos para levar adiante suas atividades.

A falta desse tipo de análise acarreta em uma série de questões que vão impactar diretamente na competitividade e também na sustentabilidade do negócio, afinal, quem sai na frente de forma inteligente toma melhores decisões e colhe os frutos dessa abordagem com maior rentabilidade.

Ainda não convenceu sua equipe da necessidade de utilizar um software de BI? Confira 10 argumentos que vão te ajudar a mudar a opinião dela!

#1 Sistemas de gestão integrados

 

Financeiro, RH, Logística, Contabilidade, Estoque, Compras, Gestão Estratégica. Esses são apenas alguns dos sistemas de gestão utilizados em uma empresa. Se você conta com uma solução que tenha vários módulos destes integrados, já está em vantagem.

Entretanto, a presença de um Business Intelligence pode ser bem mais interessante. Esses sistemas podem ser integrados entre si, trocando dados em tempo real e permitindo análises mais complexas sobre seu ambiente de trabalho.

O BI pode ainda ser integrado a soluções externas, como o sistema de gestão de estoque do seu fornecedor, para que ele seja avisado assim que o seu estoque atingir o limite mínimo de produtos. Assim, o setor de compras se despreocupa em ficar fazendo inventários e pedidos manuais.

Apresente essa possibilidade e verá como a postura da sua equipe vai mudar!

#2 Mais produtividade para sua equipe

 

A integração de sistemas por meio do Business Intelligence confere maior produtividade à sua equipe, já que os processos correm mais ágeis, a burocracia é eliminada e o retrabalho deixa de ser necessário.

Um relatório emitido pelo RH não precisa ser impresso para que a contabilidade e o financeiro o recebam. O sistema se encarrega de alimentar os módulos setoriais com as informações, mantendo todos focados nos resultados, não nos afazeres manuais.

Dê enfoque à redução do retrabalho, das impressões, dos relatórios manuais, dos processos longos e demorados. O BI vai começar a parecer uma solução bem mais amigável aos olhos da sua equipe.

#3 Maior desempenho para os negócios

 

O Business Intelligence é um forte aliado na melhoria do desempenho corporativo. Objetivos e metas podem ser monitorados dia a dia por meio de dashboards de controle que simplificam a análise de dados e trazem uma série de insights para decisões mais seguras.

Assim, ninguém precisa ficar olhando para planilhas enormes com dados e tentando chegar a uma conclusão a partir disso. As informações disponibilizadas pelo BI já são conclusivas, reduzindo o tempo de espera para que sua empresa agarre as oportunidades que se apresentam no mercado.

Uma vida sem planilhas é o sonho de muitos profissionais, destaque isso para o seu time!

#4 Menos riscos para os seus investimentos

 

Empresas estão investindo constantemente em novos projetos. Implementação de parques tecnológicos, desenvolvimento de sistemas de gestão personalizados, ampliação da capacidade produtiva, entre outros.

Em todas essas iniciativas, sempre existem riscos - positivos ou negativos. Eliminar os riscos negativos é essencial para que o investimento venha a gerar os resultados esperados. Maximizar os riscos positivos é desejado para que se extraia maior valor do investimento. E como fazer isso?

Com a análise de dados que proporciona uma ferramenta de Business Intelligence, é claro. Ao analisar cenários e tendências, sua equipe aumenta a capacidade de avaliação sobre o que é realmente seguro e o que deve ser feito com cuidado. Também determina questões importantes, como prazos, escopo, orçamentos e aquisições com maior precisão.

O BI traz maior segurança para que seu time trabalhe com dados e fatos concretos. Dissemine essa ideia!

#5 Análises complexas sob controle

 

Muitos dos maiores empresários do mundo já passaram pela situação de terem tomado decisões equivocadas em virtude da incapacidade de analisar cenários complexos.

Planilhas eletrônicas podem ser atrativas inicialmente, mas chega um momento em que é preciso confrontar dados estruturados e não-estruturados, e é aí que o BI se torna um grande aliado do seu time.

Uma situação simples: o time de marketing faz uma pesquisa de satisfação com os clientes onde existem perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas podem facilmente ser mensuradas, mas e as abertas?

Com o Business Intelligence e o auxílio do time de TI, é possível mensurar respostas objetivas e discursivas, chegando a resultados concretos. Tudo isso em questão de minutos. É mais qualidade para os clientes e maior poder de análise para a empresa.

#6 Indicadores de desempenho na palma da mão

 

Uma empresa deve ser norteada sempre por indicadores de desempenho, os quais retratam, de maneira fiel, um determinado comportamento ou resultado. Neste sentido, é preciso ter muita habilidade com números e uma pessoa dedicada a essa atividade ou então um Business Intelligence.

A partir do momento que você configura seus relatórios e personaliza seu dashboard de controle, tem acesso aos indicadores mais precisos na palma da sua mão. Sua equipe poderá, por exemplo, acompanhar em tempo real o próprio desempenho e saber de antemão quanto falta para atingir as metas propostas no planejamento estratégico e assim conquistar o tão esperado PLR - Participação nos Lucros e Resultados.

#7 Decisões mais fáceis

 

O sonho de toda empresa e todo gestor é ter uma equipe autogerenciável, isto é, que tome as próprias decisões e conduza o trabalho de forma autônoma, sem a necessidade de supervisão diária.

Com o BI, sua equipe pode tomar qualquer decisão baseando-se em fatos e dados, o que traz maior segurança para a gestão da empresa. Por exemplo: o setor de projetos tem três propostas de projetos, mas só pode colocar uma em prática.

A decisão pode ser baseada no feeling, o que aumenta o risco de não dar certo, ou então baseada em dados concretos, extraídos do Business Intelligence. Assim, a empresa faz investimentos mais seguros e seu time não se sente pressionado por uma grande decisão como essa.

Ter um Business Intelligence na sua empresa vai muito além de aumentar a produtividade e melhorar os processos. Esperamos que esses argumentos tenham servido de inspiração para que você convença seu time a usar o BI em todo o seu potencial. Caso surja uma dúvida a este respeito, mande seu comentário!

cta_IN_2