A importância da análise financeira antes de grandes fusões

Dentro de um mercado cada vez mais predisposto a grandes fusões, a organização que obtém o maior volume de informações qualificadas, não por acaso, tende a ser aquela que fechará os melhores negócios. E, para que uma fusão flua de maneira vantajosa para os dois lados, uma avançada plataforma de Data Discovery e BI— que agregue uma interface amigável a inúmeros recursos de imagem ao estilo ultra didático do datashow —, é certamente a melhor solução para viabilizar uma análise financeira descomplicada e, principalmente, sem sobressaltos.

Se sua empresa ainda não utiliza uma plataforma analítica, você vai encontrar neste post 3 motivos que vão convencê-lo a investir nesse tipo de solução:

Valor de compra e venda mais precisos

São raros os casos de aquisição de empresas que ocorrem sem algum mal-estar (geralmente causado pelo staff da companhia arrematada). Muitas vezes as informações acerca da saúde financeira da organização comprada são repassadas incompletas ou distorcidas para a compradora, de maneira a dificultar a transação ou, em alguns casos, até mesmo ocultar alguma ocorrência grave, como rombos na receita ou infrações trabalhistas, deixando todo o processo desorganizado e lento.

Se a empresa comprada já dispusesse de uma ferramenta apropriada de Data Discovery ou Business Intelligence, poderia entregar todos os dados necessários com muito mais agilidade e precisão à compradora, possibilitando a definição de valor de compra muito mais próxima da realidade e, quem sabe, até elevando o valor de venda.

Transparência e agilidade nas negociações

Engana-se o gestor que pensa na adoção de plataformas analíticas como um gasto desnecessário no ponto de vista de uma organização que talvez nunca tenha potencial para adquirir outras. É que a empresa comprada, por menor que seja seu porte, é a maior beneficiada por uma organização sistemática e simplificada dos dados de sua gestão.

Quanto mais dados e infográficos uma empresa dispõe, desde os mais básicos como os que contrapõem rentabilidade, despesa e quadro de funcionários até os mais complexos como os que envolvem o market share, mais visível ela se torna para a concorrência, que poderá avaliar com mais tranquilidade — e propriedade — se está ou não embarcando em um negócio realmente rentável.   

Análise mais fundamentada

Recursos como infográficos manuseáveis do tipo “drag and drop”, busca inteligente e a possibilidade de acessar dashboards pelo smartphone, onde quer que você esteja, fazem de ferramentas como o Qlik Sense indispensáveis para uma análise mais acertada e compreensível de qualquer quadro que se apresente.

Por meio do Qlik Sense, a organização compradora pode realizar o cruzamento dos dados fornecidos pela empresa que deseja adquirir, ainda que não estejam completos. Com resultados mais rápidos e dinâmicos sobre custos gerais, market share, entre outros, os negociantes podem antecipar a decisão sobre a viabilidade do negócio com mais fundamentos técnicos.

Como você pode perceber, a fusão que conta com o suporte de uma plataforma inteligente de análise de dados tem muito mais chance de ser bem-sucedida. Além de dar mais agilidade a todo o processo, a tecnologia do Data Discovery e Business Intelligence pode alavancar valores e criar a base de dados necessária para as decisões mais corretas sobre qualquer aquisição.

New Call-to-action

Deixe um comentário