A produtividade na crise. 4 formas de melhorar a gestão de processos.

produtividade

Diante do cenário de instabilidade econômica que estamos vivendo no Brasil, as organizações estão buscando alternativas para manterem-se lucrativas e sustentáveis. Além da preocupação constante em aumentar as vendas, uma das necessidades que surge neste momento é a de avaliar a produtividade da equipe.

Para obter esta análise, os gerentes de cada área começam a produzir relatórios com o intuito de verificar o desempenho de cada colaborador, cruzando o valor investido X resultados obtidos.

Um outro ponto, que também ajuda os líderes é fazer o cruzamento destas informações com a taxa de vendas mensal e cancelamentos de contratos. Com estes dados em mãos, ele consegue ter mais poder de assertividade para uma tomada de decisão e, também, sobre o controle da gestão de custos.

No entanto, não é tarefa simples definir os indicadores necessários para realizar a análise da produtividade da equipe.

Abaixo, listamos alguns passos importantes que podem ajudar neste momento. Confira:

 

1.   Organize o tempo da sua equipe

Mais do que controlar o horário de entrada e saída e saída do funcionário, o importante é entender como ele está organizando suas tarefas ao longo das oito horas de jornada diária. Não é difícil encontrar profissionais que necessitam de orientação para definir prioridades e organizar seu tempo. Use o conhecimento de gestão para otimizar as horas de trabalho da sua equipe.

2.   Entenda o trabalho e corrija rotas

Um profissional foi contratado para o cargo de analista. Porém, com a demanda do dia a dia ou até mesmo pelo perfil da pessoa, muitas vezes, ela acaba acumulando tarefas e executando funções que não estão em seu escopo. Nesse momento, é importante avaliar a hora paga a esse profissional e cruzar com a sua entrega. Se for o caso, faça uma correção de rota e determine prazos e volumes para entregas semanais. Acompanhe de perto.

3.   Reconheça a agilidade

Algumas pessoas são ágeis na execução de seu trabalho e conseguem finalizar suas atribuições com rapidez e qualidade. Sem dúvida, é com este tipo de profissional que você poderá contar para aumentar a produtividade. Identifique este perfil na sua empresa e valorize suas iniciativas.  

4.   Defina metas

Depois de definir como deve ser o desempenho de cada profissional para que a equipe se torne produtiva, estabeleça metas para cada um. Com o desafio bem traçado e um plano de reconhecimento definido, o profissional trabalha mais engajado e motivado.

A produtividade está diretamente relacionada com a eficiência. O mais importante é que o seu relatório traga conclusões importantes e forneça a oportunidade de enxergar melhorias na gestão dos processos.

Um bom sistema de gestão de processos facilita o levantamento destas informações e fornece a possibilidade de realizar uma análise inteligente, economizando, também, o tempo da sua equipe.

Garantir a produção empresarial é crucial para enfrentar um momento de crise econômica, minimizando os impactos negativos.

 

 

New Call-to-action

Deixe um comentário