Análise preditiva, descritiva e estatística: como o BI pode potencializá-las?

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Para utilizar os dados a favor do negócio é preciso muito mais do que uma ferramenta de BI. Isso mesmo. A solução de business intelligence é imprescindível e você já sabe disso. Mas para tirar o melhor proveito dela é importante contar com a participação ativa da equipe e promover uma mudança cultural em toda a organização.

Afinal, os dados isolados não dizem nada. Para tomar decisões assertivas, que ajudem a reduzir perdas, melhorar a eficiência operacional e aumentar a lucratividade, você deve realizar diversos tipos de análises em relação às informações coletadas pelo BI.

Abaixo listamos três exemplos que são amplamente praticados pelas organizações em prol de resultados favoráveis. Veja:

Análise preditiva

Os modelos de análises preditivas utilizam os dados para fazer previsões sobre o resultado de uma determinada ação. Vamos imaginar que sua empresa vai lançar um novo produto no mercado e você queira entender o que exatamente vai agradar ao público-alvo. Ao realizar a análise preditiva dos dados, é possível identificar tendências, entender e prever o comportamento dos clientes, por exemplo. Tudo isso é fundamental para traçar um plano assertivo.

Análise descritiva

Esse tipo de análise costuma ser realizada quando se necessita tomar uma decisão de imediato. Diferente da preditiva, os dados, nesse caso, não serão usados para analisar uma situação futura. Ela é muito utilizada, por exemplo, pela área financeira quando precisa fazer uma análise de crédito. Ao analisar a situação atual do indivíduo, a instituição se certifica de que ele terá condições de honrar o compromisso.

Análise estatística

Diariamente, as organizações acumulam um grande volume de dados brutos em seus aplicativos operacionais. Eles mostram os produtos que foram comprados, quem os comprou, quando a venda foi realizada, qual a quantidade vendida e etc. Essas informações podem ser usadas para realizar uma análise estatística, que quando bem empregada, ajuda, por exemplo, no gerenciamento do estoque da loja ou mesmo a identificar as tendências de compra. Isso é possível ao fazer a análise de uma grande quantidade de dados e chegar a um cálculo de estatística sobre o cenário que se deseja observar.

E você, como utiliza o BI no seu negócio? Quais as análises que fazem mais sentido para o modelo de atuação atual?

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