Business Intelligence e a parceria entre TI e financeiro

Nenhuma outra área dentro das empresas faz uso intensivo da análise de dados como o departamento financeiro. Fluxo de caixa, orçamentos, custos e demonstrativos de resultados, por exemplo, são parte da rotina, gerando informações muito importantes para as tomadas de decisão das áreas de negócio da empresa. Ele é o principal provedor de dados para as outras áreas, como Produção (indústria), Gestão de Vendas, Compras, Planejamento, Marketing e RH, que precisam elaborar relatórios cada vez mais rápidos, dinâmicos e completos.

Para fornecer dados específicos para esses, digamos, clientes internos, o financeiro precisa se desdobrar e contar com a ajuda da TI. Porém, muitas vezes, não consegue atender no prazo requerido. Lidar com tantas demandas faz com que o financeiro se torne dependente de TI ou perca muito tempo tentando disponibilizar todos esses dados.

A solução é utilizar uma plataforma de Business Intelligence que além de contar com recursos gráficos para elaboração de painéis e relatórios que tornam a compreensão mais clara, também é muito mais rápida na produção e menos dependente da TI. Neste tipo de ambiente, a TI usualmente de preocupa com a carga, disponibilidade e confiabilidade dos dados, enquanto que as áreas usuárias focam no conteúdo, cruzamento das informações e formato de apresentação.

Com a ajuda do BI, o gestor pode saber exatamente o que lhe é relevante para avaliar situações, traçar planejamento e tomar decisões, contando com dados precisos e de forma rápida. A área financeira passa a contribuir de forma estratégica para a sua empresa por poder prover no prazo e formato as informações relevantes para sua gestão.New Call-to-action

Deixe um comentário