Como criar um planejamento financeiro preciso com o apoio a área de TI

big-data-1.png

As perspectivas de retomada da economia são mais animadoras para o próximo ano e isso faz com que as organizações busquem alternativas para aumentar as vendas. Para que isso aconteça é fundamental ter um controle preciso do planejamento financeiro. Afinal, não é o momento de “chutar” estimativas de faturamento.

Com isso, a parceria da área de TI com o departamento financeiro passa a ser fundamental. Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, as duas áreas caminharam separadamente dentro da corporação. Finanças sempre enxergou a TI como um gasto, muitas vezes, desnecessário e de valor muito elevado.

Porém, a TI vem deixando de ser reconhecida apenas como uma área técnica dentro de uma corporação e os CIOs estão ganhando representatividade dentro da organização. Isso aconteceu, principalmente, quando os CFOs começaram a perceber o valor da colaboração entre as áreas de TI e Finanças.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria norte-americana Robert Half com cerca de dois mil CFOs de 14 países, sendo 100 brasileiros, as iniciativas em Big Data e a implantação de novos sistemas como as ferramentas de BI, por exemplo, foram fatores que contribuíram para o crescimento da colaboração entre os departamentos.

Análise estruturada de dados

Normalmente, são tantas informações e dados para serem analisados que fica difícil saber por onde começar. Uma boa dica é iniciar revendo as soluções de tecnologia que são utilizadas dentro da sua companhia para apoiar o departamento financeiro.

Afinal, qualquer falha no processo pode ser fatal. Por isso, o momento é de revisar os processos internos e planejar o passo a passo com muito cuidado e atenção.

A análise estruturada das informações, associada ao acompanhamento dos indicadores da companhia, aumenta a competitividade da organização, ajudando a melhorar a performance dos negócios e proporciona aos líderes uma tomada de decisão certeira.

Planejar o investimento da tecnologia da informação é uma medida imprescindível para o crescimento do negócio e para a padronização dos processos. Antes de planejar as vendas, invista em uma solução de Data Discovery que faça uma análise preditiva do cenário, além da simulação e projeções de vendas. Evite erros no planejamento financeiro e invista no crescimento do seu negócio. 

New Call-to-action

Deixe um comentário