Como dominar sua contabilidade usando business intelligence

Os dados financeiros de receitas, custos e despesas, são os principais elementos na análise dos negócios e para a tomada de decisão. Estes dados podem ser provenientes de múltiplas fontes, nem sempre confiáveis. Isto ocorre por que muitas vezes a fonte oficial de dados financeiros, a contabilidade, ou está distante do acesso e tempo requerido da informação, ou não está organizada de forma adequada para atender as necessidades das áreas de negócio da empresa.

E é aí que entra o Business Intelligence. Ele pode unir diferentes fontes de dados, consistir com a contabilidade promovendo visões adequadas e confiáveis para as necessidades das diferentes áreas da empresa.

Como soluções de BI podem ser usadas para organizar o seu banco de dados contábeis?

Os principais problemas no uso da contabilidade

Os dados contábeis representam um ativo de enorme valor para inteligência nos negócios, no entanto é comum que está fonte esteja blindada contra o acesso para maioria dos funcionários ou colaboradores da empresa, afinal são registrados muitos dados confidenciais que não devem ser acessados. Além disto, por ser dado oficial e sob responsabilidade de um contador acabam por ficar separados da empresa.

O plano de contas usualmente é desenvolvido para atender as demandas contábeis, ou seja, fiscal e tributária e seus relatórios são ilegíveis para a maioria dos profissionais da empresa. Então, como utilizar este ativo?

A contabilidade e o business intelligence

A principal função das tecnologias de business intelligence é facilitar a consulta e análise de informações por todos os setores da sua empresa. Ele pode trabalhar com grande volumes de dados provenientes de mútiplas fontes e organizar sua visualização em formatos gráficos.

O Business Intelligence é uma tecnologia de leitura, ela lê as fontes de dados e não escreve, ou seja, não altera os dados, além disto, é nativo deste tipo de solução o controle e disponibilidade de dados e informações. Você pode selecionar quais dados serão lidos e quais serão disponibilizados aos usuários.

Aumentando a confiabilidade e o acesso, e reduzindo o tempo para obtenção e disponibilização das informações, a solução de Business Intelligence poderá contribuir significativamente no processo de análise e tomada de decisão de sua empresa.New Call-to-action

Deixe um comentário