Integração entre BI, Big Data e Internet das Coisas: como funciona?

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No dicionário, o termo “coisa” significa: “Tudo que existe ou possa existir, de natureza corpórea ou incorpórea. Qualquer ser inanimado.” Mas essa definição não previu que algum dia as coisas poderiam estar conectadas entre si por meio da internet.

Na vida real todo mundo está se acostumando a interagir com seres “sem vida” e, até mesmo, falar, escutar e até enviar comandos para eles.

Já sabemos que a internet é a responsável por essa conexão. Todavia, é o conjunto de dados armazenados que possibilita as coisas se adaptarem às necessidades humanas e se tornem cada vez mais compatíveis com o nosso comportamento. E esse conjunto de dados em grande escala é conhecido como Big Data.

Em um cenário onde os dados imperam, interpretá-los é a chave do sucesso. Portanto, essa integração entre Business Intelligence (BI), Big Data e Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é crucial para as organizações tomarem decisões mais ágeis e acertadas.

Nesse post vamos explicar como os dados retirados de dispositivos de Internet das Coisas e do Big Data podem ser essenciais para as empresas.

Um passo decisivo no comércio das coisas

Quem é da área de Marketing e Vendas há um tempinho percebe que agora existem mais ferramentas disponíveis para segmentar um público, pesquisar comportamento, criar personas mais adequadas e direcionar o seu produto, ficando mais fácil fazer campanhas e ações de impacto.

No entanto, isso não é uma prática passageira, e, sim, uma tendência atual que vai se estender e aprimorar para um futuro breve.

Além do seu papel na publicidade, o fenômeno da IoT tem ajudado também marcas de diferentes ramos na criação de produtos mais adequados, uma vez que promove uma interação real com os consumidores, extraindo necessidades mais detalhadas.

Podemos dizer que a intenção é de inserir esse tipo de inteligência em cada etapa do processo de um produto ou serviço para elevar os negócios a um patamar de eficiência que evolua constantemente.

Já existem lojas que utilizam sensores de movimento para descobrir a média de visitas que seus espaços físicos recebem, além de já existir esse recurso nas lojas virtuais. Outro exemplo são os tênis com sensores que calculam a pisada e identificam outras características sobre o movimentos de caminhar ou correr.

Compreende porque o fenômeno da IoT é tão promissor para o setor comercial?

Benefícios do Big Data e BI para empresas: de uma massa de dados à inteligência de mercado

Enquanto conectamos as coisas e usufruirmos dessa conexão, há uma quantidade imensa de dados sendo gerada. Na linguagem dos novos modelos de negócio, isso significa muitos insights em potencial, o que promete uma relação entre empresas e consumidores cada vez mais sincronizada.

Essa visão estratégica para os dados é a prática da análise de informações aplicada entre a internet das coisas, Big Data e BI.

É importante destacar que o Big Data não funciona em cima de quantidade de dados apenas. Seus critérios incluem, além do volume, velocidade, variedade, variabilidade e complexidade. Logo, ao analisar as informações precisas para o seu negócio, você obtém como benefícios os seguintes fatores:

  • redução de custos
  • redução de tempo
  • desenvolvimento de novos produtos e ofertas otimizadas
  • decisões mais inteligentes

De maneira mais específica, a redução de custos e tempo pode ser consequência, por exemplo, da detecção de falhas ou problemas em algum produto. Já em relação ao desenvolvimento de ofertas, podemos citar a geração de cupons no ponto de venda que estejam de acordo com os hábitos do consumidor.

Enxergando esse processo da forma que colocamos ao longo desse tópico, com os benefícios diretos dessa integração, percebe-se com mais facilidade porque o Big Data e BI nos leva a ter negócios inteligentes, tornando o feeling de empreendedores cada vez mais apurado.

Vale lembrar que tudo isso está acontecendo agora e, quando se trata da tecnologia, o tempo que se perde até enxergar o potencial de algum dispositivo ou recurso é justamente o que leva para ele evoluir e, mais uma vez, seu negócio ficar para trás.

O mundo todo já sabe desse potencial e, por isso, muito dinheiro está sendo investido na IoT.

Depois de entender como funciona a integração entre Big Data, BI e Internet das Coisas, e ter exemplos reais de que isso já está impactando no comportamento de consumidores, o segundo passo é começar a tornar sua empresa mais inteligente.

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