Como gerar oportunidades em tempos de crise

A crise econômica chegou e muitos segmentos da indústria estão sendo diretamente afetados pela retração da economia. O primeiro pensamento que surge na mente dos executivos, e principalmente dos líderes da área financeira, é a necessidade de cortar custos para compensar as perdas.

Dessa forma, é muito comum neste momento ocorrer as rescisões de contratos, paralisação de projetos, demissões e congelamento de ações, muitas vezes inovadoras, que estavam previstas, porém necessitam de investimento ou uma melhor análise da situação.

E é nesse ponto que surge a dúvida: será que reprimir as ações da organização é realmente a melhor solução para driblar a crise? A resposta é: nem sempre.

Sem dúvida, controlar os gastos é extremamente necessário. Porém, muitas vezes, é fundamental a realização de investimento para criar uma nova oportunidade e tornar o momento de crise favorável (ou menos pior).

Para fazer isso, sem prejudicar ainda mais o planejamento financeiro da empresa é importante ter uma visão completa, macro e microambiental de todo o negócio e, partir de então, entender onde estão as oportunidades de vender mais diante da crise.

Como colocar em prática

A análise de dados de mercado, da concorrência e até do comportamento dos consumidores diante da oferta ou serviço é vital para a definição de um bom planejamento e execução das atividades que podem impulsionar o negócio.

Dessa forma, uma boa captação de dados, capaz de trazer informações sobre todo o cenário, e o uso de uma Plataforma Analítica que permita a visualização e o entendimento desses dados com clareza, certamente, são determinantes para que o gestor possa estudar o contexto e definir o melhor plano de ação a ser tomado.

A estruturação dos dados auxilia no desenvolvimento de uma gestão mais eficiente e permite a criação de novas fontes de receitas. Sabemos que a inovação vem acompanhada de ousadia. Mas fazer isso no ‘escuro’, sem estar amparado por uma análise estruturada e consistente das informações pode ocasionar um grande erro.

Por isso, invista numa plataforma completa de análises estruturada de dados e descubra qual o caminho que sua organização deve seguir para driblar a crise econômica e aumentar as vendas.

 New Call-to-action

Deixe um comentário