Como implementar um software de BI como a plataforma Qlik Sense

qlik-sense

A gestão financeira de uma organização é fundamental para ter um crescimento sustentável. Mas hoje os gestores já sabem como implementar uma ferramenta de Business Intelligence na área de finanças, para contar com relatórios precisos em poucos cliques. É o que acontece quando optam pela implantação do Qlik Sense, que está entre os líderes no Quadrante Mágico do Gartner na categoria de plataformas de Análise e Business Intelligence (BI), pelo oitavo ano consecutivo.

Como é uma plataforma de BI Self Service, o Qlik Sense permite criar aplicativos e painéis de análise interativos. É uma ferramenta intuitiva que extrai os dados disponíveis de diversas bases de sistemas da empresa e cria relatórios personalizados para auxiliar as tomadas de decisão. Vejamos quais são as etapas de implementação de um solução de BI.

É preciso definir o escopo do projeto

Na implantação do Qlik Sense para Finanças o principal é definir os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho) mais importantes. São eles os indicadores de sucesso para a sua empresa, as métricas que demonstram se a empresa está caminhando para alcançar seus objetivos.

O Qlik Sense, por ser flexível e rápido na construção das aplicações, acaba tendo um impacto menor que outros projetos. Os dados capturados dos diversos sistemas da empresa devem ser tratados. Por isso, é necessário definir estratégias que possibilitem sua utilização com objetivos claros para a organização.
A tecnologia associativa exclusiva da Qlik reúne todos os dados sem precisar de cruzamentos complexos e pré-selecionados. Os usuários podem explorar livremente a informação, da forma que desejarem, com a certeza de que nenhum dado se perderá pelo caminho. 

Integração eficiente com demais sistemas

O Qlik Sense tem capacidade de cruzar informações de diversos sistemas. Com isso, informações de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, podem ser agrupadas para gerar importantes métricas para a tomada de decisão.

É vital selecionar dados de qualidade que serão exportados e garantir uma boa integração entre esses sistemas. Se necessário, é possível contar com ferramentas de workflow, que nada mais são que plataformas de organização dos processos da empresa. Essas ferramentas garantem uniformidade na comunicação e melhor distribuição de tarefas.

Definir os usuários dos relatórios

Como Finanças é a área mais sensível da empresa, há que se pensar em governança e definir quem vai acessar esses dados. A ferramenta permite a formatação de vários tipos de gráficos, bem como o grau de análise disponibilizado dependendo do gestor. Você pode criar uma tela específica com as informações mais pertinentes a cada usuário. Trabalhando em conjunto com outros sistemas corporativos, o Qlik Sense gera conhecimento real, melhora a tomada de decisões e facilita a definição de estratégias.

Ela permite a criação de relatórios e painéis interativos e personalizados, segundo a definição de indicadores do gestor, a partir dos dados das diversas fontes de seu negócio. Um analytics moderno precisa de associações dinâmicas para explorar todas essas informações e entender como esses dados se relacionam, aproveitando todo seu potencial de análise e predição. 

Determinar o nível de detalhamento nos gráficos

Alguns indicadores em Finanças, que podem ser medidos com a implantação do Qlik Sense, incluem painéis com a relação de custos operacionais, receita, resultados líquidos, margem Ebitda, depreciação e resultado financeiro. Num DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), a ferramenta vai disponibilizar todos os itens pertinentes: receita líquida das vendas, lucro bruto, despesas operacionais e lucro operacional, entre outros. É possível criar gráficos com todo tipo de informação financeira necessária para a tomada de decisão estratégica, chegando a um nível de detalhamento profundo.

Mapeamento financeiro completo

A Plataforma Qlik atende todos os requisitos necessários do business intelligence, com uma visualização personalizada. Ainda oferece aplicações analíticas guiadas, análises incorporadas e a escalabilidade necessária.

Um diferencial do Qlik Sense em relação às demais plataformas de BI é a sua capacidade de fazer associações dinâmicas, a visualização da história completa e a facilidade para entender como os dados estão relacionados. Ele oferece uma flexibilidade tão grande que você pode cruzar dados e comparar resultados ano a ano, em análises horizontais e verticais. Significa ter um mapeamento financeiro completo da organização, num único relatório.

No caso de grupos de empresas, é possível fazer este mapeamento por unidade de negócios e até mesmo por centros de custos. Com a Qlik, é possível disponibilizar todos os filtros e ter a análise do mês anterior no primeiro dia do mês subsequente. Isso proporciona agilidade para a tomada de uma decisão assertiva.

É possível, até mesmo, fazer diversas perguntas complexas e encontrar as respostas dentro da ferramenta em pesquisas específicas. Assim, você tem a opção de procurar respostas únicas e diferenciadas para melhorar a sua estratégia de gestão.


A grande vantagem do Qlik Sense é a agilidade na construção de uma aplicação. A entrega rápida da análise de toda a área financeira de uma empresa dará ao gestor um superpoder. Mais assertividade para tomar decisões baseadas no histórico e na flexibilidade de análise, desde os centros de custos até a área contábil. Ele permite fazer o chamado drill down (mergulho nos dados), chegando a um nível de detalhamento extremo, até descobrir onde pode estar o problema.

A Qlik permite a descoberta de dados e é conhecida como data discovery. Ou seja, dá autonomia ao usuário não técnico para fazer pesquisas em grandes volumes de dados com eficiência. Com dois ou três cliques, ele pode chegar à resposta necessária para a tomada de decisão.

Além disso, a ferramenta pode ser acessada de qualquer dispositivo mobile. Se o gestor estiver na rua ou viajando, ele tem acesso às análises e, mesmo offline, trabalhar nelas e depois atualizar via online. Percebeu como é vantajosa a aquisição da plataforma Qlik, sua flexibilidade e fácil implementação?

Nova call to action

Deixe um comentário