Como o BI pode ajudar minha organização a padronizar os indicadores

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Ressaltamos muitas vezes que é preciso haver um grau de padronização nas ações das áreas que atuam estrategicamente nas empresas. Hoje, isso pode ocorrer mais fácil do que se imagina, graças à padronização de indicadores.

Essa facilidade se deve à inteligência de negócios, o chamado Business Intelligence (BI), que deve ser adotado pelas empresas para trazer alinhamento entre as áreas.

No caso do financeiro e do marketing, é imprescindível que haja um mesmo propósito por trás das ações, pois é isso que garante uma atuação precisa, que faça sentido quando comparada às metas do negócio.

Quando áreas trabalham de maneira desalinhada, há desperdício de tempo e de recursos, assim como dificuldades para alcançar metas. Portanto, neste texto mostraremos como a padronização de indicadores auxilia nesse aspecto e como o BI pode ajudar empresas a chegar nesse padrão.

Por que padronizar os indicadores entre as áreas?

As áreas de marketing e vendas têm impacto direto no faturamento das empresas e, por isso, demandam uma atenção especial. No entanto, ambas dependem do setor financeiro, já que é que libera todo o investimento necessário para concretizar campanhas e ações.

Além disso, o setor de marketing precisa saber sobre o impacto de cada iniciativa e, assim, ter a certeza de que a sua atuação está gerando resultados concretos.

Alguns indicadores podem fornecer esse conhecimento, alinhando os setores de marketing e finanças, com o auxílio do BI, e criando um planejamento coeso entre as duas áreas.

Veja quais indicadores podem oferecer essa integração!

métricas bem importantes que devem ser utilizadas para conhecer de fato a efetividade das áreas da organização nas vendas. Dentre elas, destacamos algumas para mostrar como os números podem ser inseridos na rotina do marketing.

Custo de Aquisição de Cliente

Esse indicador é perfeito para o marketing saber o verdadeiro impacto financeiro das suas ações. Representa a soma de todo o investimento em um período determinado de tempo dividida pelos clientes adquiridos. A eficácia aqui é medida pelo custo do cliente, que deve ser o menor possível.

Leads qualificados

O Lead Quality Score, termo em inglês, demonstra em uma escala a compatibilidade da persona definida com o lead gerado. Esse indicador é indispensável para medir se a sua empresa está atingindo o público certo.

Retenção de clientes

Sabemos que tão importante quanto atrair clientes é retê-los e criar uma relação de fidelidade. Nesse sentido, o marketing tem um papel central para fortalecer esse vínculo.

Portanto, medir a retenção de clientes é a melhor maneira de saber se as estratégias de fidelização da sua empresa estão de fato tendo o efeito esperado.
O período que o cliente passa comprando de uma mesma marca é também parte do cálculo do seu custo para a empresa. Quanto mais tempo ele fica, menor é o custo.

Como o BI pode ajudar minha empresa?

Ainda que meçam coisas distintas, há uma característica comum entre todos esses indicadores, a utilização do Business Intelligence. O BI oferece o controle de dados necessário para a área de finanças, tornando-se a chave para a transformação de informações em números.

Na hora de planejar a retenção de talentos, por exemplo, o BI permite conhecer as diferenças entre cada cliente, possibilitando o direcionamento de ações personalizadas de acordo com cada perfil. Atingir a pessoa certa, da maneira que ela precisa, é garantir um maior tempo de permanência dessa relação.

Qual ferramenta de BI oferece essas qualidades?

O Qlik Sense é uma ferramenta de inteligência de negócios capaz de oferecer todo esse conhecimento que enriquece as áreas, informando-as e integrando suas ações.

Consiste, portanto, em uma plataforma de BI que integra e analisa os dados profundamente e organiza resultados em forma de Dashboards. Dentre os principais benefícios do Qlik Sense, podemos ressaltar os seguintes:

  • Não exige conhecimento técnico para o seu manejo
  • Traz os benefícios de relatórios personalizados e dashboards dinâmicos (como Storytelling)
  • Cria análises por meio de palavras-chave (Busca Inteligente)
  • Pode ser acessado no desktop, notebook, tablet ou smartphone

Trabalhar com indicadores se torna uma tarefa simples e objetiva com a utilização do BI, pois permite que inúmeras análises sejam feitas, a qualquer tempo e de qualquer lugar.

O Qlik Sense é um recurso que pode trazer a padronização necessária para a sua empresa, sem abrir mão de flexibilidade, governança e de um trabalho personalizado de cada área, dado e informação procurada.

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