Como transformar dados em informação para o departamento de marketing?

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Com a presença cada vez mais forte do marketing digital muita coisa mudou na produção e mensuração das campanhas, não é mesmo? E ainda é comum que gestores de marketing tenham dúvidas sobre como analisar dados de maneira eficiente.

Você também passa por isso? Pois é, o marketing digital criou outras necessidades nas empresas e hoje é preciso saber como extrair informação de dados. Por isso, é necessário você identificar os KPIs (Key Performance Indicators) importantes para suas campanhas de marketing e monitorar os dados com frequência.

Quer saber como extrair informação de dados? Fique tranquilo, é só continuar a leitura deste artigo!

Qual é a diferença entre dados e informação? 

Antes de saber como transformar dados em informação, é importante compreender a diferença entre esses dois conceitos. Afinal, há uma sutil distinção entre eles. Quer conhecer?

Os dados sozinhos não apresentam significado relevante para você. Eles podem ser quantificáveis, mas precisam estar agrupados para fazerem sentido. Por exemplo: a equipe de vendas fechou R$ 300 mil.

Certo, o que isso significa? Nada!

Você precisa comparar esses dados nos meses e com a expectativa da empresa para saber se o número foi bom ou ruim, não é mesmo? Assim, você saberá identificar o valor dos dados apresentados.

É aí que entra o conceito de informação. Ela é a organização de diversos dados que juntos fazem sentido. Sendo assim, a soma de dados e a análise deles levam à informação. E ela é essencial para você saber resolver problemas e ter decisões mais acertadas para a companhia.

Pronto! Agora você já sabe a diferença entre os dois conceitos. Viu como ambos são importantes para a sua estratégia de marketing?

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir você vai conseguir compreender melhor o valor dos dados para sua empresa e como extrair informação de dados!

Análise de dados: como fazer?

Para saber se a sua estratégia de marketing está gerando resultados, é essencial saber como analisar dados. Em primeiro lugar, você precisa definir quais serão os KPIs de uma campanha (de acordo com o seu objetivo) e fazer o acompanhamento da performance.

Por exemplo, se a sua intenção é saber o número de pessoas que acessam o seu blog, não adianta calcular o retorno sobre as vendas. Agora se você quer saber o retorno sobre o investimento, esse indicador será válido.

Então, o que acha de conhecer os principais KPIs para o marketing digital? Veja!

#1 Retorno financeiro

O ROI (Return on Investment) tem a função de identificar se o valor que você aplicou na campanha trouxe lucratividade para a empresa. Assim, você pode apresentar ao seu superior o resultado que o trabalho da equipe proporcionou.

Mas, afinal, como calcular o ROI? É bem simples! Basta pegar o total da receita, subtrair o valor do investimento e dividir isso pelo investimento. Você pode escolher fazer esse cálculo por ação de marketing ou pelo canal que pretende avaliar.

Veja o exemplo:

ROI = Receita - Investimento/Investimento

500.000 - 100.000/100.000 = 4

Se você quiser saber a porcentagem de retorno é só multiplicar o número por 100. Nesse caso, seria 4 X 100 = 400%
Esse é um ótimo índice, concorda?

#2 Visitas

O seu objetivo do momento é saber se as pessoas estão acessando o blog ou o site da companhia? Então o tráfego é o principal KPI a ser considerado. Para isso, você pode configurar a página no Google Analytics e acompanhar os relatórios apresentados por ele.

Como analisar dados?

No site você consegue identificar vários dados como:

  • Porcentagem de tráfego orgânico;
  • Número de pessoas conectadas no momento;
  • Localização do usuário (Brasil, Estados Unidos, por exemplo);
  • Média de visitas diárias;
  • Origem das visitas - se foi das redes sociais, e-mail marketing ou google adwords, entre outros.


No tráfego orgânico, por exemplo, você consegue saber se os seus posts estão funcionando e utilizando as características corretas de SEO (Search Engine Optimization). Você também consegue comparar se a sua empresa tem mais acessos pelo tráfego orgânico ou pago, e propor ações para mudar o quadro (como pagar pelos cliques).

#3 Conversão de leads qualificados

Para o site e o blog da sua empresa receberem acesso organicamente, é importante que eles estejam configurados corretamente para as regras de SEO. Considerando que você já tenha feito isso com ajuda da sua equipe de tecnologia da informação, agora é hora de saber como transformar os dados em informação sobre a geração de leads.

Você também precisa se lembrar de integrar todas as ferramentas, não é mesmo? O seu blog, site, plataforma de e-mail marketing e de criação de landing pages precisam estar configurados corretamente, ok?

Com isso, é só acompanhar os dados que os relatórios vão apresentar para você. Um KPI, por exemplo, é acompanhar quantos visitantes da página se convertem em leads. É só comparar o número de pessoas que acessaram o blog e se inscreveram para receber a newsletter. Se você tiver uma taxa de conversão de 5%, esse pode ser considerado um número ótimo para sua estratégia de marketing.

Mas, nem todo lead é qualificado, correto? Por isso, você precisa acompanhar quantos dos inscritos vão chegar até o final da sua campanha de e-mail marketing. E quantos desses vão se interessar pelos seus conteúdos e produtos. Às vezes, os leads demoram mais tempo para se tornarem qualificados, o que demanda mais atenção da sua equipe de marketing em relação aos textos dos e-mails e promoções.

Não se assuste! O número de leads qualificados reduz bastante em relação aos cadastrados. Isso é normal, porque muitas pessoas se inscrevem por curiosidade. Você também pode acompanhar outros dados como:

  • Campanha de e-mail marketing: Nº total de vendas/total de cliques;
  • Resultado landing page: Nº total de leads/Nº total de visitas.

Conseguiu identificar como analisar os dados? Ao avaliar as estatísticas corretas você saberá como transformar os dados em informação e propor estratégias mais eficientes para as suas ações de marketing.

Como utilizar uma ferramenta de marketing para ter campanhas direcionadas?

Você já percebeu que monitorar e saber como analisar dados é fundamental para suas campanhas de marketing, certo? Pois é, mas acompanhar todos esses números utilizando plataformas diferentes pode dar muito trabalho e, até mesmo, gerar erros.

Por isso, é mais prático utilizar uma ferramenta única para verificar todos os dados. Assim, você consegue identificar o valor dos dados e traçar estratégias de sucesso para a sua empresa.

Procurar por soluções de business intelligence é a maneira mais eficaz para você saber como extrair informação de dados, pois elas apresentam um painel de análise em tempo real.

Para saber como transformar dados em informação, é importante mudar a estratégia da equipe de marketing e alertar a equipe sobre essas questões. Confira nosso post sobre como implantar uma área de marketing orientada a dados!

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