Como uma solução de BI ajuda o seu negócio ser mais bem sucedido

sistema de bi.jpg

Em algum momento da sua rotina profissional, seja no contato com colegas de trabalho ou com profissionais de outras organizações, você já deve ter ouvido falar do famoso BI. Business Intelligence não é um fator supérfluo ou uma ferramenta passageira, trata-se de uma tendência que prega a precisão e análise como base para a tomada de decisões, tudo isso baseado na coleta, análise e interpretação de dados. 


Esse alicerce construído com números é fruto de um grande volume de informações, que requerem o uso de tecnologia para serem “traduzidas”. Por este motivo, os sistemas de BI estão em alta no mercado e se consolidam cada vez mais como boas opções para o empresariado.


Neste post iremos falar um pouco mais sobre ferramentas de Business Intelligence, suas funcionalidade e quais as principais vantagens que eles entregam para as organizações. Confira!

O que faz um sistema de BI?

O business intelligence baseia-se fortemente no uso de dados e métricas para a análise precisa. O sistema é dotado de funções capazes de calcular, analisar e interpretar os dados, transformando-os em informações claras e práticas prontas para serem utilizadas para guiar a tomada de decisões estratégicas e fundamentais para os rumos da empresa.


Essas soluções foram desenvolvidas para otimizar a tabulação de dados, eliminando a necessidade de fazer tudo manualmente com ferramentas arcaicas como os editores de planilha. Além de otimizar os processos, o sistema elimina as chances de erros ao automatizar processos como a construção de relatórios.

As funcionalidades mencionadas acima são capazes de alterar profundamente as rotinas das equipes, permitindo trocar o tempo gasto com essas demandas por outras atividades mais produtivas e estratégicas para o crescimento da empresa.

Por fim, o ponto crucial do uso do sistema de BI é a agilidade e precisão. Ele entrega as informações certas para cada equipe, municiando setores como Marketing, Vendas ou Gestão de Processos com as informações que são fundamentais para nortear as melhorias e os procedimentos que devem ser adotados por todo o time.

Quais as vantagens do uso de um sistema de BI?

Diante das funcionalidades contidas dentro de uma plataforma de inteligência de negócios, destacamos aqui algumas vantagens trazidas pela sua utilização:

● Interface intuitiva e descomplicada

Por ser uma ferramenta fácil de usar, o sistema possui adoção rápida e sem causar muitos transtornos. Sua interface intuitiva e comandos simples facilitam a vida do usuário, e ao mesmo tempo entrega um trabalho de excelência, muitas vezes, sem a necessidade de contratar desenvolvedores e cientistas de dados.

sistema de bi 1.png

● Redução no tempo de manipulação dos dados

A velha máxima de que tempo é dinheiro continua sempre atual. Quanto menos tempo os colaboradores perdem manipulando e formatando os dados, melhor para empresa, que pode utilizar a mão de obra para tarefas mais exigentes.
O sistema de BI compila e interpreta os dados em uma velocidade muito superior a de qualquer ser humano, o que resulta no aumento da produtividade. Deixe as planilhas de lado e otimize a sua análise de dados e a construção de relatórios importantes.

● Fornece informações para que a organização conheça seu público

Para uma empresa prosperar, ela não pode vender areia no deserto, por isso, é muito importante conhecer seu público alvo e seu comportamento de consumo. O BI auxilia as organizações a compreender os padrões de consumo dos clientes e quais as suas exigências e como a empresa deve agir para impactá-lo.

sistema de bi 2.png

● Menos adivinhação, mais precisão

Uma empresa que baseia suas decisões em dados e não em teorias ou suposições tem mais chance de prosperar no mercado. A tomada de decisão é algo fundamental em uma organização, e aquelas que tomam decisões embasadas em uma base sólida de dados irão encontrar mais facilidade para colocar seu plano de ação em prática.
Reduzir a chance de fracasso é algo fundamental em tempos de economia instável, por isso, o uso do sistema de BI é recomendado para quem procura tomar decisões objetivas.

sistema de bi 3.png

Ao ter essas informações em mãos, uma empresa consegue mensurar o valor agregado trazido pela adoção de um sistema de BI. Se você tem interesse em utilizar um sistema de inteligência de negócios, mas ainda não conhece um fornecedor qualificado para prestar este tipo de atendimento, conheça nosso site e os ferramentas desenvolvidas pela Qlik.
Elas são consolidadas no mercado e possuem um custo benefício amplo, capaz de solucionar antigos problemas das empresas sem resultar em grandes investimentos.

Acesse nosso site, navegue pelo nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe e conheça mais sobre os impactos positivos que o BI traz para a sua organização!

Baixe o QlikSense gratuito

Deixe um comentário