Como uma empresa de saúde adotou o QlikView para prevenir, antes de remediar

Com saúde não se brinca. A administração de serviços de saúde para doentes crônicos, então, não pode ser dada por palpites. É preciso reunir as informações com precisão e apresentá-las com muita clareza para tomar as melhores decisões. Foi com essa necessidade que a AxisMed, empresa pioneira no gerenciamento de doentes crônicos no Brasil, adotou o QlikView para produzir relatórios mais rápidos, vender mais e deixar os clientes mais satisfeitos. Quer saber como tudo aconteceu? Siga com a gente.

A empresa e o que ela faz

A AxisMed iniciou suas atividades em 2002, com 1 cliente-piloto, 25 profissionais e monitorando 140 pacientes. Em 2013 já eram mais de 1000 monitorados, 28 clientes e 335 profissionais, ficando pelo 4º ano consecutivo entre as PMEs que mais crescem no Brasil. Um crescimento tão acelerado não seria sustentável sem uma boa gestão de informação.

Mas o que a empresa faz, exatamente? Ela oferece ao mercado uma gama de serviços voltados exclusivamente para a gestão preventiva da saúde. Os clientes são operadoras de planos de saúde, indústrias farmacêuticas e o mercado corporativo. Entre os profissionais da AxisMed estão médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e fisioterapeutas.

Para gerar adesão dos participantes dos programas aos tratamentos, garantindo sua estabilidade clínica e seu bem-estar, a AxisMed identifica, seleciona e faz o monitoramento individual desses participantes, que passam a controlar melhor sua condição de saúde, além de ter todo o suporte necessário em situações de instabilidade e dúvidas.

Essa atuação constante, de perto, contribui para a continuidade dos tratamentos e para a qualidade de vida dos pacientes. Os custos em saúde são reduzidos — afinal, sai mais barato prevenir do que remediar! E as empresas veem a produtividade subir, porque os funcionários saudáveis e bem-dispostos faltam menos e tiram licença médica com menos frequência.

O problema e a solução

O primeiro projeto de BI da AxisMed foi desenvolvido para atender aos seus clientes: operadoras de planos de saúde e empresas. O objetivo era apresentar de forma rápida e simples o resultado dos serviços prestados pela AxisMed. Ou seja, mostrar ao cliente as informações clínicas e demográficas dos participantes e facilitar a tomada de decisões.

A AxisMed escolheu o QlikView por ter uma interface gráfica bonita e amigável, e por trabalhar com tablets sem que houvesse a necessidade de criar um aplicativo novo.

Antes do projeto, os clientes utilizavam um portal com relatórios analíticos desenvolvidos em Reporting Services. Era muito mais difícil. Para o cliente chegar a conclusões e tomar decisões, era necessário exportar os relatórios e montar os indicadores, o que levava muito tempo e dava muito trabalho.

Dessa forma, a construção e manutenção dos relatórios era feita por duas equipes diferentes: uma que desenvolvia os relatórios e outra que dava manutenção no portal onde eles eram publicados.

Com o QlikView a AxisMed já teve vários benefícios:

1. Os clientes estão mais satisfeitos, pois conseguem obter as informações com rapidez e acompanhar o resultado dos serviços de forma simples, ajudando na tomada de decisões.

2. A área comercial da AxisMed tem agora uma ferramenta que a ajuda nas vendas. Os futuros clientes ficam mais confiantes, pois sabem que a empresa tem uma ferramenta eficaz para acompanhar a qualidade do serviço que está sendo oferecido.

3. As decisões na própria AxisMed ganharam qualidade e rapidez, já que agora usam somente um software para a construção de relatórios e indicadores.

Como é a gerência de informações na sua empresa? Você acha que pode melhorar? Converse com a gente.

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