Como uma ferramenta de BI pode auxiliar na construção de um DRE preciso?

dre

Elaborar relatórios financeiros é uma das necessidades de uma empresa para estabelecer metas e objetivos. Eles servem para acompanhar e comparar os resultados, exigindo ações corretivas ou preventivas, caso necessário. Um deles, o DRE (Demonstrativo de Resultados da Empresa), descreve as operações financeiras realizadas pela organização em um determinado período. Expõe dados importantes, como seu resultado líquido: o lucro ou prejuízo resultante de suas operações.

Nós já mostramos aqui no blog como é importante seu departamento financeiro poder construir um DRE completo

O problema é que se você não conseguir entender em detalhes de onde e como surgiu cada linha de receitas, custos e despesas do DRE, provavelmente, terá dificuldades de realizar uma análise precisa e isso vai impactar na gestão financeira. Então, por que não acabar com esse problema, abandonar as planilhas eletrônicas e partir para a automatização do relatório DRE? Saiba como fazer um DRE de forma mais rápida utilizando uma ferramenta de BI (Business Intelligence).

Como fazer um DRE de forma mais rápida

Em geral, os gestores que controlam o DRE somente por planilhas irão ter dificuldade para ter uma visão holística do negócio. Isso porque as planilhas impedem a comparação de dados em tempo real e a simulação de cenários para a tomada de decisão.

Com a ferramenta de BI, você tem como fazer um DRE de forma mais rápida e confiável, já que consegue coletar, processar e fornecer informações estratégicas para as empresas. Ela transforma dados brutos, seja do ERP (Enterprise Resource Planning), do CRM (Customer Relationship Management) ou de outro sistema de gestão que a organização utilize.

Ferramentas de BI vão muito além de planilhas. Elas automatizam a coleta e a estratificação dos dados, mantendo-os mais seguros e com uma visualização muito mais compreensível.

Então, utilizar um dashboard de BI para gerenciar o orçamento, as receitas, as despesas e todos os itens que fazem parte do DRE faz toda a diferença no gerenciamento financeiro. Já que a ferramenta de BI oferece a vantagem de coletar dados de diversos sistemas e cruzá-los com planilhas já existentes na empresa, é possível analisar o planejado orçado e montar o DRE mais próximo do tempo real.

Como ter um DRE mais preciso

A plataforma de BI também oferece flexibilidade e agilidade para ajudar, por exemplo, a como ter um DRE mais preciso. Além de reduzir o pessoal envolvido no processo, os gestores podem puxar o histórico das informações ano a ano, fazendo comparações por períodos e análises preditivas. Essas análises permitem estimar se uma mudança ajudará a reduzir riscos, melhorar as operações e/ou aumentar a receita.

Por exemplo, você está analisando os valores de faturamento da empresa e a ferramenta informa que, se não aumentar as metas de vendas em X% e se não ajustar os preços em Y%, a organização ficará muito abaixo do planejado no orçamento. Ou seja, o sistema consegue antecipar um fato baseado nos dados históricos.

Quando as informações estão consolidadas, dentro do sistema de BI, podem ser usadas da maneira mais viável para cada tipo de organização. O que possibilita controle mais efetivo do ROI (Retorno sobre o Investimento) e permite mais flexibilidade e insumos ao gestor na tomada de decisão.

Vantagens da automatização do relatório DRE

Resumindo, a aplicação da plataforma no setor financeiro para a automatização do relatório DRE oferece cinco vantagens: 

1- Tomada de decisões

Um sistema de Business Intelligence inova na tomada de decisões nas empresas porque trata e produz informações precisas. Ele extrai dados das ferramentas de gestão e os transforma em informações valiosas para as estratégias corporativas. É capaz de trabalhar em cima de históricos, tendências, índices de desempenho e outras métricas.

2- Minimização de riscos

Com dados mais precisos, diminuem os riscos no negócio, pois o planejamento de metas, orçamentos, investimentos e outros pontos da gestão são baseados em fatos e dados sólidos. Mesmo aspectos subjetivos e não palpáveis podem gerar análises organizadas e objetivas quando submetidas ao processamento de um BI, permitindo avaliar cenários futuros e desafios não previstos.

3- Indicação de tendências

A plataforma de BI utiliza diversos bancos de dados para avaliar históricos de compras, vendas, orçamentos, pagamentos, recebimentos e outros pontos do setor financeiro para estabelecer previsões. 

4- Otimização de relatórios e métricas

Com informações precisas e baixa margem de erro, as métricas, indicadores de desempenho e relatórios financeiros são otimizados. Dúvidas sobre performance, volume de vendas, recebimentos, margens de crescimento e outras informações estratégicas são obtidas em questão de minutos. 

5- Planejamento de gestão otimizado pelo Business Intelligence

A ferramenta de Business Intelligence permite integrar informações de diferentes campos do setor financeiro, bem como combiná-las com dados de outras áreas da empresa. Dessa forma, além das vantagens acima, ela permite o compartilhamento
de informações estratégicas em tempo real e de forma facilitada com diferentes gestores.

A utilização de uma ferramenta de BI para ter um relatório DRE mais preciso vai permitir uma gestão estratégica mais assertiva para toda a organização, não apenas para o setor financeiro.

Ela vai otimizar os processos, aprimorar decisões envolvendo crescimento da empresa, definição de orçamentos e outras atividades que demandem análise de grande volume de dados.

Assim, o investimento numa plataforma de BI é uma iniciativa lógica. As tendências para o futuro indicam o surgimento de ferramentas cada vez mais analíticas e você tem a obrigação de promover o aumento de desempenho de sua empresa. Venha conhecer mais sobre as vantagens de ferramenta de BI!

Nova call to action

Deixe um comentário