Gerenciamento de dados: como o BI pode melhorar a rotina das equipes

A troca e repasse de dados entre as equipes é uma das grandes dificuldades que os gestores enfrentam nas organizações. Na era da informação é preciso ter os dados certos no momento certo. Existe alguma solução que consiga integrar este gerenciamento de dados e tornar os relatórios mais precisos e tempestivos? Sim!

Entenda como o business intelligence (BI) pode ajudar neste controle de dados, integrando todas as áreas, e saiba como isto vai melhorar o dia a dia das equipes na sua empresa.

O problema das ilhas de informações

Um problema crônico que afeta a maior parte das empresas – especialmente as de porte maior – é o da pulverização das informações. Cada área tem seu próprio controle de dados, o que torna extremamente difícil o diálogo entre setores. Áreas como a de Marketing e Vendas, por exemplo, não trocam informações precisas suficientes, tornando difícil para os gestores entender como as metas estão sendo cumpridas. Iniciativas como promoções ou campanhas publicitárias acabam sendo pouco eficientes por esta falta de integração.

A principal função do departamento financeiro, por exemplo, passa a ser buscar os dados relevantes nos setores, consolidá-los em um formato único e criar relatórios. Além da informação geralmente chegar ao executivo com bastante atraso, sobra pouquíssimo tempo para fazer a análise dos dados para ajudar no processo de tomada de decisão.

O resultado: além dos setores atuarem de maneira autônoma, o gestor acaba tendo que tomar suas decisões a partir da experiência e intuição.

Como o BI torna o fluxo de dados mais eficiente

A forma como o BI ajuda a organização a vencer o problema das ilhas de informações é atuando na integração dos dados de cada setor. Em vez dos registros ficarem espalhados em seus respectivos setores, eles podem ser acessados para análise dentro de uma única plataforma. Com isso, são gerados relatórios a partir de dados coletados de todas as áreas da empresa, o que os tornam mais precisos e permitem uma visão holística da companhia.

A partir da implementação do BI, os dados são acessados das múltiplas fontes de dados e processados a partir de padrões de cálculo pré-definidos. Assim, no lugar de perder longo tempo com a consolidação da informação e a criação de relatórios, estes são gerados praticamente em tempo real, garantindo agilidade na tomada de decisões estratégicas para a organização.

Informações inteligentes

Uma solução de BI vai tornar os relatórios da organização mais inteligentes, com informações que sejam exatamente as que os gestores precisam para tomar as decisões corretas

Portanto, ao invés das equipes perderem tempo gerando relatórios que terão pouca ou nenhuma utilidade para a empresa (além de, muitas vezes, não serem confiáveis), as equipes podem analisar as informações geradas pela plataforma e terem mais tempo para focar em suas atividades e metas. O trabalho ficará mais consolidado uma vez que cada setor terá uma visão integrada da empresa.

Os setores de Marketing e Vendas podem, por exemplo, criar ações conjuntas a partir das informações precisas que obtêm rapidamente, garantindo um volume de vendas maior e melhores resultados.

E você, ainda tem alguma dúvida de como o BI pode ajudar a otimizar as rotinas produtivas da sua empresa? Compartilhe com a gente e continue ligado no blog!

New Call-to-action

Deixe um comentário