Gestão de BI nas empresas: quem deve ser o responsável por ela?

Plataformas de Business Intelligence são úteis, poderosas e indispensáveis — desde que estejam nas mãos certas. Dados brutos e pouca habilidade não ajudam muito, e podem comprometer tanto os resultados do trabalho quanto o investimento. Por isso, muitas empresas se perguntam, e com razão, sobre quem deve ser o responsável pela gestão de BI na organização.

O profissional ou a equipe que estiver a cargo de tratar as informações e suprir a cadeia de inteligência da empresa deve estar apta e qualificada para a tarefa, pois o correto cruzamento e análise dos dados são vitais para a toda operação.

Qual o perfil ideal para o gestor que utiliza o Business Intelligence em uma organização

Para ocupar a posição de um gestor que usa o BI como ferramenta de trabalho é necessário reunir algumas características ou habilidades específicas. Deve-se procurar alguém com perfil analítico, meticuloso e detalhista. É obvio que quanto o profissional conheça sobre o mercado, mais sensibilidade ele deve ter para entender o impacto de cada informação sobre o fluxo de trabalho das equipes.

Um profissional com habilidade em estratégias e nas nuances mercadológicas também pode se sair muito bem na gestão do Business Intelligence, pois ele terá nas mãos todo o suprimento de informação de que precisa para basear suas decisões e planejamentos.

Como deve ser a preparação deste gestor

Um treinamento básico/intermediário de leitura, cruzamento e consulta de dados na ferramenta de Business Intelligence fornece a base técnica que o gestor precisará para começar a extrair informações e trabalhar com elas a favor da organização.

Com esse treinamento, o profissional aprenderá também como ser mais ágil na análise e produção de relatórios, formatando os dados de maneira mais estratégica, útil e compreensível, com economia de tempo e garantia de qualidade nos reports.

É recomendável que haja um backup, ou seja, outro profissional com habilidades semelhantes e que também conheça bem a ferramenta, no caso de não haver uma equipe cuidando da extração e formatação de dados de Business Intelligence. Além da necessidade de garantir a disponibilidade permanente de um gestor para cuidar das eventualidades e urgências, pois é na hora de detectar ou tratar uma crise que as contingências aparecem.

Como o gestor deve usar o Business Intelligence

O BI é cheio de respostas aguardando as perguntas certas. Tenha em mente que você já está de posse dos dados, que a plataforma coleta e armazena. Mas o BI por si só não identifica tendências e nem percebe variações nas vendas que podem demandar uma mudança rápida de estratégia, para aproveitar uma oportunidade ou evitar problemas e possíveis crises.

Portanto, o melhor gestor é aquele que sabe fazer as perguntas certas, que conhece bem (ou percebe rapidamente) quais são as informações-chave que vão colocá-lo em posição de vantagem sobre eventualidades e sobre a concorrência.

Outra característica importante do gestor de Business Intelligence é a necessidade constante de atualização e aperfeiçoamento das suas técnicas. Ou seja, ele deve ser um leitor assíduo do blog Inteligência de Negócios! Aguarde as próximas atualizações e, caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, não deixe de comentar. Sucesso!New Call-to-action

Deixe um comentário