Gestão de processos: A área de TI está realmente produtiva?

A área de TI de uma companhia constantemente está atribulada com o excesso de trabalho. E isso não é à toa. A missão deste departamento é resolver todos os problemas relacionados à Governança dos Dados.

Se a situação é desgastante em organizações pequenas, o cenário fica ainda mais complicado em corporações que possuem um número muito maior de colaboradores e presença em diversos Estados.

Esse é um questionamento que boa parte dos CIOs já deve ter feito:

Como faço para saber a produtividade da minha equipe? 

Por mais haja planejamento e controle de produção manuais,  sempre ocorrem novas demandas no meio do caminho que não foram contabilizadas. Além dos chamados diários, a equipe de TI precisa estruturar incontáveis dados, preencher planilhas, gerenciar e implantar sistemas e desenvolver relatórios de análises e performance das informações. 

Muitas vezes, esse trabalho é feito de forma manual, o que faz com que a equipe dedique muito tempo para estruturar os dados, aumentando as chances de erro humano.

A saída para aliviar a sobrecarga de trabalho e aumentar a produção é realizar a automatização de processos, baseada em um processo de consultoria de gestão.

Para promover uma mudança cultural na companhia torna-se fundamental a participação ativa e o entendimento dos gestores sobre o projeto de implantação de uma nova ferramenta de tecnologia.

Uma Plataforma Analítica, como a da Qlik, permite uma análise profunda de todos os cenários, com a análise inteligente dos dados, munindo os gestores com informações estruturadas para uma tomada de decisão rápida e assertiva.

Normalmente, há resistência da TI quando se fala da implementação de um novo sistema de tecnologia. Para a equipe, trata-se de mais trabalho. Porém, o esforço da implantação será recompensado, já que a análise de dados será feita de uma forma menos trabalhosa.

Uma das grandes vantagens do Business Intelligence é a possibilidade de promover a sintonia entre o universo de informações disponíveis e as necessidades de diretores, gerentes e todos os demais colaboradores, construindo um ambiente em que todos transitam com maior desenvoltura e naturalidade.

O que de imediato parece mais trabalho, logo torna-se um facilitador. A área de TI só tem a ganhar com a implantação desse sistema. Com a automatização dos dados, o setor ganhará mais tempo para executar tarefas estratégicas e valorizar o resultado do seu trabalho.

Ter recursos tecnológicos que facilitem a gestão dos processos é uma excelente arma para driblar a crise econômica e evitar desperdício de custos. Conheça mais 4 pontos a dar atenção na gestão de processos durante a crise.

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