O mercado mudou muito nos últimos anos, influenciado principalmente pela transformação digital. Com a alta conectividade, dispositivos móveis e redes sociais, o comportamento dos consumidores está sempre pautado pela expectativa de dispor de seus desejos em qualquer lugar, de maneira muito rápida. Nesse cenário as organizações precisam de muita informação. É aí que entra a análise de dados.

Como elas precisam responder rapidamente às necessidades do mercado, muitas ferramentas surgem constantemente para automação e análise. E nós da IN queremos dar um alerta: se você ainda não conta com isso, já está atrasado!

Nós temos certeza que você é muito cobrado pela diretoria, entre outras coisas, pela performance do marketing digital da sua empresa, como a geração de leads. E atuar com analytics e uma solução de BI (Business Intelligence) é a melhor forma de responder às cobranças com bons resultados, e respirar aliviado!

Mas também sabemos que, aliado ao desafio de tornar a área de marketing orientada a dados, você ainda se depara com muita coisa no mercado. Por isso selecionamos as características que não podem faltar na sua solução de analytics. Uma ferramenta que contemple esses requisitos vai transformar a análise de dados da sua empresa. Confira.

# Melhores características de uma ferramenta de BI

Talvez você, como gestor de marketing, não tenha pensado que um BI possa ser a solução para os seus problemas. Por isso queremos lhe explicar que uma solução de análise de dados como o BI pode fazer com que dados de diferentes meios se conversem, gerando informação inteligente.

Você pode dispor de dados estruturados que envolvam seu ERP (sistema de gestão empresarial), seu CRM (Customer Relationship Management), mídias sociais e sua ferramenta de automação. Imagine que bacana ter uma visão 360° dos resultados das suas ações.

Mas para isso, você precisa prestar atenção nas seguintes características que não poderão faltar na sua solução de analytics:

Integração e extensibilidade

Extensibilidade pode ser um conceito novo para você. Mas ele anda de mãos dadas com a capacidade de integração na busca da capacidade de se conectar com muitas outras soluções do mercado.
Uma solução com esses preceitos torna o atendimento de novas necessidades de busca de dados menos traumática, pois ele vai se conectar facilmente com a grande maioria das soluções dos mais diversos setores de negócio.

Conceitos modernos, como cognição e associação

A computação cognitiva é outro conceito que está transformando as soluções tecnológicas. Este é um processo de aquisição do conhecimento, que acontece por vários meios, e no caso dos computadores, a associação é um dos mecanismos mais relevantes.
Uma ferramenta de análise de dados que aplica esses conceitos é capaz de fazer associações dinâmicas com todas as suas fontes de dados. Isso significa análises no contexto atual, com destaque para as relações nos dados. O que inclui tanto valores associados como os não relacionados, o que ajuda a abrir a nossa mente em relação a noções pré definidas de como as coisas estão relacionadas.

Rápida implementação

Nós sabemos que os conceitos acima parecem complexos e podem causar a impressão de que implementar uma solução assim pode ser muito demorado. Mas não é. Uma ferramenta moderna, que já tem esses conceitos na sua concepção, é de rápida implementação.
E essa é sim uma das melhores características de uma ferramenta de BI. Acabamos de dizer que todos querem informações à mão em tempo real. Inclusive a diretoria da sua empresa. Então obviamente você precisa de uma ferramenta que seja rápida para ser implementada e fornecer as visões que você e sua organização precisam com agilidade.

Amigável e fácil de usar

Este ponto também está relacionado com velocidade. Afinal, não adianta ter a ferramenta disponível, se você e seu time não souberem utilizá-la. Ferramentas complexas acabam gerando resistência nas equipes e o tempo para que elas de fato entrem na rotina da empresa se torna altíssimo. Isso quando não desistimos delas, não é mesmo? Isso certamente vai comprometer o custo benefício de obter uma solução de análise de dados.
Então busque uma solução amigável, com interface intuitiva e que forneça visões claras e fáceis de serem manipuladas por você e outras pessoas do seu time. Assim, quando surgir a necessidade de uma nova visão, você mesmo poderá fazer, de acordo com seu objetivo.

Flexibilidade de análise

Fique “ligado”: Nem sempre uma ferramenta amigável vai trazer flexibilidade de análise. Se ela não tiver alta capacidade de integração e associação - duas das características que já falamos aqui - vai limitar muito as possibilidades de análise.

Por isso, busque uma ferramenta que permita o desdobramento das análises para outros gestores, conforme as regras de compliance definidas na sua empresa, e que permita que você trabalhe com muitas visões diferentes destes dados. Uma boa ferramenta de analytics vai inclusive fornecer insights para novas análises nas quais você talvez nem tenha pensado antes, por conta do processo de associação.

Veja que as melhores características de uma ferramenta de BI estão listadas aqui. E que já é hora de buscar uma. Associe esses dois dados e mãos à obra! Mas se você acha que será muito difícil encontrar uma solução assim, fale conosco! Vamos mostrar como tudo isso é possível e ajudar a resolver seu problema de análise de dados.

métricas de negócios