Marketing e integração de métricas: você sabe relacionar dados digitais?

A rotina diária do profissional de marketing é marcada por dois grandes desafios: criar estratégias de comunicação para atrair a atenção do consumidor e, consequentemente, vender mais, e também, comprovar internamente os resultados das ações planejadas.

Para isso, as métricas são essenciais. É com base na análise da performance da estratégia adotada em cada canal que é possível mensurar os ganhos ou corrigir possíveis rotas no meio do caminho. Porém, hoje em dia, o volume de dados que que são gerados para a análise é enorme.

Quando surge a necessidade de integrar, acessar os dados e elaborar um report para avaliar o desempenho da área, os gestores, normalmente, perdem muito tempo com ferramentas complexas para apoiar as análise das informações ou ainda com o processo manual, que aumenta consideravelmente as chances de erros humanos e limita o potencial de análise.

A solução para facilitar essa etapa é investir numa plataforma analítica que conte com dashboards de utilização intuitiva e que ainda permita o cruzamento de dados valiosos para obter insights e ajudar na definição de novas estratégias.

Por exemplo, se a sua organização possui filiais em outros estados, ao utilizar uma solução como essa, você consegue avaliar como foi a repercussão da campanha de marketing em cada região e, ainda personalizar a comunicação para cada público-alvo.

E, para isso, não é preciso esperar o fechamento do mês. Esse acompanhamento pode ser feito em tempo real pela equipe, o que permite novas possibilidades de engajamento a qualquer momento.

Ao cruzar os dados do desempenho de cada mídia, ainda é possível identificar informações isoladas que podem ser usadas para gerar um buzz nas mídias sociais ou aumentar o tráfego no e-commerce a partir de uma nova estratégia. Por exemplo, ao identificar que o público teve muito interesse por um produto específico, a área de marketing pode soltar a criatividade e definir ações direcionadas ao ponto de venda e que estejam relacionadas à estratégia digital.   

Em paralelo, para ajudar no processo de análise das métricas digitais, vale a pena utilizar ferramentas gratuitas como o Analytics, Insights, entre outras, que permitem complementar as informações obtidas pelo BI (business intelligence).

O mais importante é contar uma solução que o ajude a “brincar” com os dados, criar diversos cenários, gerar relatórios consistentes, porém de fácil preparo, e o mais importante: que auxilie a construir uma análise orientada ao negócio, com foco no ROI.

E, lembre-se: o investimento em uma plataforma analítica de dados é essencial para obter subsídios que sustentem uma estratégia de marketing diferenciada, além de conseguir extrair informações valiosas para mostrar o valor da área à diretoria. Se você não apostar nisso, com certeza, seu concorrente sairá na frente e se sobressairá com ideias que podiam ser suas.

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