Qonnections 2018

IN equipe

Neste ano o Qonnections contou com mais de 3500 participantes, o evento tem crescido bastante.

O novo CEO, Mike Capone, abriu o evento mostrando os números da qlik em relação aos clientes: Tivemos uma retenção de 94% e conquistamos mais de 3800 novos. 

Algumas outras informações passadas pelo Mike:

  • A Qlik está comprometida com todo o portfólio de produtos. Ótima notícia para os amantes do Qlikview
  • A integração entre QlikView e QlikSense já tem acontecido, porém agora surge a possibilidade da integração do licenciamento. Os clientes da Qlik não precisarão mais comprar licenças secundárias para o Qlik Sense. Uma licença para um pode ser uma licença para ambos com um aumento na taxa de manutenção. A regra ainda vai ser comunicada.

Antes de falarmos das novidades, não podemos deixar de falar sobre as premiações recebidas pela Inteligência de Negócios:

Master Reseller of the year Latam e  Master Reseller of the year Global!

Parabéns IN! Um ano de muita luta, mas com boas colheitas!

Vamos as novidades! :)

Um tema muito abordado foi sobre o "Data Literacy" ou "Alfabetização de Dados". O significado, de forma simples, é ter a capacidade de: ler, interpretar e conversar, compreender e analisar dados. Quer saber mais sobre o tema? Veja o post de Jordan Morrow (Qlik): https://blog.qlik.com/the-rise-of-data-literacy

Outro tema apresentado foi o "Qlik Cognitive Engine". São recursos de IA (Inteligência Artificial) para ajudar as pessoas com a avaliação de seus dados. Essa novidade já foi inserida, em partes, na versão de Abril 2018, porém ainda é só um começo.

 Como vai funcionar? Ao ler uma base de dados, alguns insights serão sugeridos aos usuários, como por exemplo a criação automática de dashboards, facilitando ao usuário “ver” o que possivelmente ficaria obscuro no meio dos dados.

Também temos novidades para cloud, o "Qlik multi-cloud", que provavelmente, deverá ser anunciado na versão de Junho.

Flexibilidade e escolha. A solução com várias nuvens fornecerá uma experiência perfeita para que todos os usuários tenham a mesma capacidade analítica consistente, independentemente do local, dispositivo ou estado da rede.

Novidades para a plataforma? Também temos: o "Qlik Core (Linux/Docker)", que leva o poder associativo do Qlik a outras plataformas. Vale a pena conferir o que está sendo feito em https://www.qlik.com/us/products/qlik-core

Durante o evento, tivemos uma demonstração do Qlik Core sendo rodado em um Rasberry PI. Um painel que coletava dados de transmissores, que estavam acoplados a uma bicicleta, ao se pedalar, os dados eram capturados e enviados ao Qlik, de forma real-time:

Maiores informações sobre esse teste:
https://community.qlik.com/blogs/qlikviewdesignblog/2018/04/27/bikeqlikcom-the-beauty-of-qliks-open-source-with-qlik-core-enigmajs-picassojs-and-qdt-components


Big Data? Também temos novidades!

O "Qlik Big Data Index", é um serviço, em nuvem, que utilizará o poder da associação de dados junto com o big data. Com a integração em Haddop, não teremos a necessidade de carregar todos os dados em memória, desta maneira poderemos trabalhar com altas volumetrias de forma rápida.

Ufa! Acho que foram essas as novidades.
Antes de finalizar, quero deixar uma palestra muito importante para os desenvolvedores Qlik: "Future-Proofing Your Skills for 2018 and Beyond".

 O que precisaremos conhecer para o futuro do qlik? Palavras de Deepak Vadithala:

"No passado, para se tornar um desenvolvedor de sucesso do Qlik, era necessário conhecer scripts, modelagem de dados, definir análises e SQL, etc. No entanto, com o lançamento do Qlik Sense, o papel do desenvolvedor Qlik mudou consideravelmente. O Qlik Sense tem muitas APIs para estender, incorporar e expandir. Também considerando novas regras de segurança no Qlik Sense, o lançamento de extensões do lado do servidor, a estratégia de nuvem híbrida, a arquitetura de microsserviço e o possível lançamento futuro da mudança do Qlik Associative Engine do índice de big data. O Qlik Sense como um produto está evoluindo rapidamente e não é mais um produto único como o QlikView.

O Qlik Sense pode ser classificado como uma plataforma para a criação de aplicativos da Web orientados a dados. Com todas essas mudanças ocorrendo rapidamente, os desenvolvedores da Qlik devem adotar pelo menos algumas novas habilidades para serem bem sucedidos. Novas habilidades podem ser classificadas nas seguintes áreas:

  • Web Technologies (HTML5, CSS, JavaScript, D3 and other JS libraries)
  • Distributed or Big Data Architecture
  • Python & R for server-side extensions
  • Cloud Technologies and Microservice Architecture
  • Developer Tools: GIT, GitHub/Bitbucket and CI/CD tools

É isso pessoal!

Vamos em frente

IN equipe

Deixe um comentário