Saiba a diferença entre QlikView e Qlik Sense

Saiba a diferença entre QlikView e Qlik Sense e qual ferramenta se adequa melhor à sua organização. Descubra os usos e funcionalidades, as vantagens de contar com essas ferramentas e como você pode extrair mais resultados do seu negócio com o Business Intelligence!

Por que contar com uma solução de BI

Entender o comportamento de vendas dos produtos e o interesse do consumidor, analisar a performance da concorrência, identificar tendências de mercado e cruzar todas essas informações para uma tomada de decisão precisa é o que vem atraindo, cada vez mais, o interesse das organizações pelas ferramentas analíticas.

Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) afirmou na pesquisa Administração e Uso da TI nas Empresas Brasileiras, que os sistemas integrados de gestão e a inteligência analítica foram as tecnologias que mais se destacaram em 2016, sendo as mais procuradas pelas empresas.

A verdade é que quem deixar de analisar a avalanche de dados estruturados e não-estruturados relacionados ao negócio e ao mercado perderá competitividade, deixando de utilizar informações valiosas para agregar valor à companhia.

O uso de uma solução de BI, como o QlikView e o Qlik Sense, é essencial para trocar as adivinhações aleatórias por decisões precisas, ágeis e inteligentes. Confira o potencial dessas ferramentas!

QlikView

Ideal para quem precisa tomar decisões complexas todos os dias, o QlikView é um sistema de inteligência de negócios completo e versátil, que recebe informações das mais variadas fontes e transforma dados em conhecimento seguro e aplicável ao seu negócio. Veja as vantagens deste sistema:

Interface gráfica orientada ao usuário

Ao contrário de muitos BIs do mercado, que fornecem insights em interfaces pouco compreensíveis, o QlikView possui dashboards de controle que seguem o raciocínio do usuário, o que facilita a compreensão das informações dispostas.

As respostas obtidas são conclusivas, expressas em gráficos intuitivos, o que evita dúvidas e interpretações dúbias com relação aos indicadores de performance da empresa. A assertividade das análises traz maior agilidade à tomada de decisão, dispensando longas discussões infrutíferas.

Foco nas necessidades do negócio

Com o QlikView, você só se importa com as informações realmente relevantes para a saúde da organização, dispensando análises supérfluas ou pouco significativas sob a ótica gerencial. Indicadores de desempenho são mostrados visando identificar comportamentos e tendências, o que facilita no momento de definir ações estratégicas.

Os filtros disponibilizados permitem que você selecione os dados que deseja mostrar e, havendo necessidade, desmembrá-los em detalhes para uma compreensão mais apurada do cenário que está sendo analisado.

Colaboração na nuvem

Mobilidade e flexibilidade também são atributos que você vai encontrar no QlikView. Você pode capturar, enviar e armazenar dados no sistema a partir de dispositivos móveis, melhorando a comunicação entre sua equipe.

Imagine um profissional em campo que precisa enviar informações in loco e em tempo real para a empresa. Acessando a aplicação do QlikView pelo smartphone, isso pode ser feito em questão de segundos, maximizando seu poder de decisão e aproveitamento as oportunidades de negócios.

Tecnologia In-Memory

A ferramenta conta ainda com a tecnologia In-Memory, que permite compactar as informações até 90% do seu tamanho original, o que promove um melhor aproveitamento do espaço de armazenagem.

O melhor disso é que os dados ficam disponíveis na memória do sistema, podendo ser resgatados a qualquer momento e sem demora. As associações realizadas são mantidas e você pode consultar insights de negócios sempre que precisar.

Download Qlik View

Qlik Sense

Com uma plataforma focada no BI Self-Service, o Qlik Sense é indicado para quem prefere ter mais flexibilidade e autonomia para desenhar e modificar diferentes painéis, com informações distintas e de maneira rápida. Além disso, essa ferramenta possibilita compartilhar as descobertas por meio do storytelling e da armazenagem na nuvem.

Seu uso é tão intuitivo que qualquer pessoa na organização pode utilizá-lo para criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos. O Qlik Sense permite criar rapidamente visualizações, explorar os dados profundamente e analisar as oportunidades por todos os ângulos.

A solução não exige conhecimentos técnicos e permite aos usuários criar análises completas arrastando planilhas de dados para a aplicação e usando o mecanismo de indexação para relacionar as informações. Veja as vantagens do Qlik Sense:

Storytelling

O recurso de contar histórias por meio de dashboards interativos deixa a compreensão dos dados mais fácil e permite que qualquer pessoa tenha acesso ao conhecimento. Esse recurso é ideal para empresas que possuem vários níveis hierárquicos e precisam socializar a informação em grande escala.

Busca inteligente

Nem sempre temos o ponto de partida para extrair insights sobre o desempenho da organização, mas com o Qlik Sense fica muito mais fácil. Basta você digitar no Qlik Search uma palavra-chave e ele faz as associações possíveis em questão de segundos, trazendo à tona informações relevantes para sua tomada de decisão.

Mobilidade

Atualmente, não podemos ficar parados em frente ao computador para processar informações e decidir sobre os rumos dos negócios. Seja em uma viagem corporativa ou durante uma reunião, os dados devem estar sempre ao seu alcance. O Qlik Sense permite essa mobilidade, pois pode ser acessado no desktop, notebook, tablet ou smartphone. É a gestão da sua empresa na palma da sua mão.

Self-Service Visualization

Como cada setor tem informações estratégicas distintas, é possível segmentar os dados do BI segundo as necessidades de cada profissional, extraindo o melhor das análises realizadas. Assertividade, segurança e agilidade nas ações são alguns dos benefícios que sua equipe vai perceber ao usar o Qlik Sense.

Uso intuitivo

Analisar dados no Qlik Sense é como navegar por uma página de internet: fácil e intuitivo. Você não precisa de treinamentos extensos e manuais de utilização. A informação fica à vista e os dados podem ser trabalhados com muita facilidade.

Alta compressão de dados

Seu hardware pode ter o aproveitamento de espaço melhorado com o uso do Qlik Sense, pois ele compacta as informações em até 90%, deixando-as disponíveis para consulta a qualquer hora. É mais resultado e menos investimentos em infraestrutura de TI para a sua empresa!

Download Qlik Sense

Deixe um comentário