Saiba identificar quais KPIs devem ser monitoradas pelo seu departamento

Quando falamos sobre as Key Performance Indicators (KPI), mencionamos que “cada área de atividade possui seus indicadores de performance específicos”, pois cada setor de atuação possui particularidades e nuances distintas a serem consideradas.

Dentro de uma mesma organização, equipes e áreas diferentes precisam elencar quais são as informações-chave para o planejamento e tomada de decisões estratégicas, além de quais os indicadores de desempenho que precisam acompanhar. 

Definindo o KPI estrategicamente

Em primeiro lugar, é necessário ter noção do que é mais importante para o sucesso do seu setor. A principal dificuldade com relação à falta de KPI bem definido é na hora de demonstrar os resultados ou o andamento de projetos. A diretoria e a controladoria sabem bem o que procurar e o que avaliar, e é aí que você precisa manter seu foco.

A relevância dos dados deve ir de encontro aos objetivos da companhia e, principalmente, às metas a serem alcançadas pela sua equipe. Um bom KPI não é apenas um número, ele deve possuir sentido e importância para o seu negócio e deve revelar um aspecto notável de um cenário a ser analisado. É bom observar que um KPI não é uma meta, é um indicador.

Dicas para definição de KPI

Antes de mais nada, é preciso observar as métricas disponíveis. Certamente são muitas, mas você deve avaliar o quão importante cada uma dessas métricas é para indicar o sucesso — ou as falhas — de uma atividade.

Utilize ajuda especializada quando necessário. Uma alternativa para definir bons indicadores chave é o site KPI Library, que possui uma ferramenta específica para descoberta de KPI baseada em interesses e aspectos da indústria. Nele, também é possível acompanhar um benchmarking dos seus indicadores diante do mercado.

Faça uma lista dos indicadores que considera de grande importância. Elimine aqueles que são importantes “mas nem tanto”, ou que a diretoria não daria muita atenção em uma apresentação de resultados. Procure conversar com os profissionais mais experientes buscando entender os motivos pelos quais os bons e os maus resultados acontecem. Isso dará a você bastante embasamento para escolher indicadores adequados para o seu objetivo.

Pense que você vai apresentar relatórios sobre este KPI em breve. Como formatar essa informação de forma visualmente impactante? Considere como serão os gráficos e os métodos que usará para demonstrar e interpretar os dados.

Faça o cruzamento de informações. Observe que mudanças sutis podem representar grandes variações quando se altera o eixo da análise; há formatos de visualização de dados que favorecem ou prejudicam a percepção dos indicadores.

KPI e BI trabalhando juntos

KPIs de alta complexidade podem ser perfeitamente projetados sem a existência de uma solução de Business Intelligence. Porém, na hora de coletar, compilar, tratar e modelar estes dados transformando-os em informação visual e de fácil absorção, apenas com uma boa plataforma de BI você viabiliza este acompanhamento.

Essas siglas não foram feitas uma para a outra, mas quando estão juntas, aumentam e muito seus desempenhos e potenciais.

E você, já definiu os KPIs a serem monitorados pelo seu departamento? Siga nossas dicas e mexa-se!

New Call-to-action

Deixe um comentário