Smarketing - 5 motivos para integrar marketing e vendas

SMARKETING.jpg

Por muito tempo, dois setores vitais para o crescimento de uma empresa trabalharam em direções diferentes: de um lado a área de vendas, do outro o departamento de marketing. Esse fato se tornou problemático quando os profissionais não atingiram os resultados esperados, longe da performance desejada. 

Quando o número de negócios concretizados não atinge a meta, os profissionais de ambas as áreas começam a se questionar sobre os motivos do desempenho ruim, e a falta de integração é um dos fatores. Integrar marketing e vendas é uma forma de garantir resultados melhores. 

A integração é chave quando o assunto é gerar resultados melhores de marketing e vendas.

Acompanhe nosso post até o final e descubra porque a sua empresa precisa integrar os dois setores!

Por que integrar marketing e vendas?

Existem muitos motivos para aproximar o setor de marketing e vendas na integração conhecida como smarketing. A principal razão é melhorar os resultados financeiros de uma organização.

Mas, por que isso é tão importante?

Conheça algumas razões para integrar marketing e vendas na sua empresa:

1. Comunicação mais eficiente

O setor de publicidade da sua empresa tem a função de encontrar boas oportunidades de negócio e repassar aos vendedores, mas o que acontece com frequência são ruídos de comunicação entre as equipes. 

Falar a mesma língua significa compartilhar a informação entre os setores, sobre os possíveis clientes e boas oportunidades. Essa atitude gera resultados melhores e a geração de bons negócios à empresa.

2. Todos no mesmo caminho 
 

Quando você une marketing e vendas, estabelece metas em comum para os dois times. Isso contribui para que todos trilhem o mesmo caminho para atingir um objetivo compartilhado, ou seja, todos precisam trabalhar para alcança-lo.

Dessa forma, quem trabalha no marketing da empresa sabe que precisa entregar os melhores leads para o setor de vendas fechar bons negócios. Assim, todos trabalham para atingir a meta conjunta e a organização só tem a ganhar. 

3. Resultados mensuráveis de fato

O setor de marketing é responsável por gerar boas oportunidades, mas, muitas vezes não acompanha todo o ciclo de vendas e isso dificulta a mensuração dos resultados. Com isso, fica difícil justificar investimentos e ações de comunicação na empresa.

Quando o smarketing funciona na prática, os dois setores conseguem comprovar seu trabalho à diretoria e os resultados aparecem com mais facilidade. Isso tudo é possível com o uso da tecnologia, com alguns sistemas que permitem o acompanhamento dos resultados.

4. Conhecimento dos clientes

Quando marketing e vendas trabalham em separado, as duas equipes ficam afastados demais do público da empresa. Isso acontece com certa frequência, tudo por conta da distância entre setores.

O que isso significa exatamente? Que o setor de vendas não saberá como abordar os futuros clientes da empresa, como fazer uma prospecção de sucesso. Por outro lado, o marketing terá dificuldade com suas campanhas se não souber quem atingir e qual o melhor método.

Com a união entre os dois setores, a informação é compartilhada e todos saberão quais são os clientes da empresa, quem atingir e como abordá-los. A integração é a chave para a assertividade!

5. Melhore suas vendas

O principal objetivo de unir marketing e vendas é melhorar os resultados financeiros da organização, gerar bons negócios e aumentar o faturamento de uma empresa.

Isso acontece porque as empresas que optam por utilizar o smarketing como uma de suas estratégias crescem uma taxa superior aos 20% ao ano, de acordo com a Hubspot. 

Como unir os dois setores?

Agora você já conhece alguns motivos para integrar marketing e vendas, quais os resultados para a empresa e como essa união pode facilitar o trabalho de ambos os setores.

A melhor forma de unir as duas equipes é através da tecnologia, por isso, existem soluções que ajudam a integrar e mensurar resultados com mais qualidade. Uma das melhores opções é usar um sistema de Business Intelligence (BI).

Gostou do texto? Quer saber como usar o BI para mensurar os resultados e melhorar a performance da sua empresa? Acompanhe mais um de nossos conteúdos e saiba mais!

cta_IN_2

Deixe um comentário