Varejo: analise a performance do seu mix de produtos com business intelligence

A definição do mix de produtos é uma das decisões mais importantes que as organizações devem tomar. Sua escolha impacta em diversas áreas da empresa, como logística, gestão de vendas, marketing e gerenciamento de estoque. O problema é que ela normalmente é feita com base em poucas ou equivocadas informações, dependendo muito da experiência dos gerentes e do método da tentativa e erro.

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Gerenciamento de dados na área da saúde: conheça o case da Unimed de Porto Alegre

Cooperativas de médicos trabalham em um equilíbrio delicado. Elas precisam atender bem aos pacientes. Precisam saber como utilizar os recursos — as salas em clínicas, a força de trabalho dos médicos, as ferramentas fornecidas pelos hospitais. E precisam remunerar bem seus associados. A gestão estratégica de toda essa informação é complexa e requer muita clareza na hora de visualizar os dados. Foi em busca disso que a Unimed Porto Alegre fez sua primeira aquisição do QlikView em 2009 e desde então já multiplicou por 6 a sua quantidade de licenças desse programa de Business Intelligence. Conheça melhor os sintomas da Unimed Porto Alegre e como ela faz para tratá-los.

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Controladoria: tome decisões corretas e melhore os resultados do negócio

Nas atividades de uma Controladoria, o Business Intelligence (BI) tem a função básica de fornecer dados e informações de modo a alimentar tomadas de decisão bem fundamentadas e orientadas a resultados. Dessa forma, o BI exerce um papel fundamental entre as ferramentas de Tecnologia da Informação, por proporcionar bases de análise sólidas e confiáveis.

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Como identificar e aproveitar oportunidades de vendas com o uso do BI

Um dos grandes desafios das organizações é gerar mais vendas e receitas. Para isso, muitas táticas são adotadas diariamente. Algumas companhias têm optado pela implementação dos conceitos de cross-selling (venda cruzada) e up-selling (venda adicional), para aumentar o giro de produtos/serviços.

O Cross-selling é a prática de oferecer aos clientes produtos complementares àqueles que já foram ou estão sendo adquiridos. Já o Up-selling trata deexpor o seu cliente a produtos superiores ao que ele busca, com um preço mais alto e mais benefícios. Embora sejam distintas, as estratégias permitem que a organização aumente e fidelize o número de clientes, incremente o volume de negócios, otimize receitas, diminua custos e proporcione mais giro nos estoques.

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Sobre o blog da IN

A Inteligência de Negócios (IN) atua no Brasil desde 2004 com matriz em São Paulo, quatro filiais, uma no Sul (Porto Alegre),no Nordeste (Recife e Salvador) e Brasília. Possui uma equipe própria de mais de 70 colaboradores e tem uma rede ampliável de parceiros que segue os mesmos padrões da IN. A IN agrega valor aos produtos da Qlik e aposta em um mercado promissor, repleto de desafios e oportunidades.

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