Em momentos de instabilidade financeira é hora de rever planejamentos, orçamentos e agir com cautela. Os economistas não têm previsões animadoras para os próximos 18 meses. O ano de 2016 deve ser mais um período de recessão da economia e baixo crescimento do PIB brasileiro.
O cenário faz com que as organizações brequem os investimentos. No entanto, é nessa hora que é necessário buscar uma diferenciação no mercado para superar os impactos da crise econômica.
A solução pode estar dentro de casa. Algumas iniciativas parecem remar contra o momento atual, mas futuramente, é o que assegurarão a melhoria no desempenho operacional da empresa.
Listamos quatro ações de marketing que vão ajudar a empresa a se estruturar melhor para superar a crise sem sofrer grandes consequências.
Leia também:
- A produtividade na crise: 4 formas de melhorar a gestão de processos
- 4 passos para o sucesso de marketing e vendas com menor budget
1. Reavalie os processos de marketing
Planejamento e cautela são as palavras de ordem. Evite tomar decisões sem analisar os processos, dados de mercado e da concorrência. Pode parecer uma perda de tempo fazer mais análises nesse momento, mas com certeza, o tempo investido será mais rentável se ações assertivas forem tomadas.
2. Treine os funcionários
Ter uma equipe treinada e alinhada com a estratégia da empresa é um diferencial. Aproveite o momento para repassar os objetivos de negócios e realizar treinamentos de competências técnicas e comportamentais. É importante que as chances de erros sejam minimizadas para evitar prejuízos desnecessários.
3. Estreite a relação com o comercial
Pode ser que ocorra alguma divergência de prioridades entre esses dois setores. Deixe isso de lado. Agora mais do que nunca é hora de unir os esforços e promover uma perfeita integração entre as áreas de marketing e vendas. Afinal, o foco de todos é o mesmo: aumentar a receita da empresa.
4. Investimento em tecnologia
Hoje em dia, as soluções tecnológicas que realizam análises preditivas são fundamentais para auxiliar os gestores a tomarem decisões precisas. Busque apoio de um parceiro que tenha ferramentas robustas para analisar os dados de forma inteligente cruzando com as informações do seu negócio e prevendo cenários futuros.
Toda dificuldade traz um momento de reflexão e de organização interior. Ignore o pessimismo e invista em ações que ajudem a buscar um novo rumo para a superar a crise econômica.
Deixe um comentário