A análise dos cenários de marketing e a força de vendas

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Toda organização, independente do porte, nasce com um posicionamento de mercado e objetivo de venda. Para chegar a esses dois pontos, normalmente, foram definidos cenários ao longo do caminho, sustentados por pesquisas e estudos que validam os direcionamentos da companhia.

A partir disso, as áreas recebem inputs para colocar em prática o planejamento de negócios de cada setor. No marketing, o procedimento é o mesmo. Para a definição das estratégias de divulgação, os profissionais baseiam-se nas conclusões de estudos realizados para avaliar, por exemplo, a aceitação do consumidor sobre uma oferta ou produto e até validar o posicionamento da marca em relação à concorrência.

Porém, o grande problema surge quando estes profissionais encontram dificuldade em criar cenários. Nem todos os estudos realizados apontam resultados que são realmente relevantes.

Quando isso acontece, começa um trabalho incessante da equipe de marketing para juntar os dados, analisá-los, criar fórmulas e redefinir ações, sempre visando não alterar o forecast de orçamento.

Para a área, obter uma resposta relevante é alcançar o êxito e garantir o sucesso de vendas com o apoio de uma campanha de marketing bem estruturada. Entretanto, descobrir uma oportunidade entre os números da empresa é o grande foco do trabalho de marketing e também pode contribuir para uma maior força de vendas.

Imagine se a área de marketing pudesse criar cenários com agilidade e otimizando o tempo da equipe? Sem dúvida, muitas oportunidades seriam descobertas na hora certa para que as ações fossem executadas com sucesso.

O controle de dados possibilita, por exemplo, identificar a oportunidade de promover um produto em determinada época do ano. Por exemplo, uma loja de roupa esportiva, que utiliza uma solução de Data Visualization em sua plataforma de business intelligence, consegue obter a informação que a partir do mês de outubro, aumenta a procura por viseiras femininas

Com esta informação em mãos, fica mais fácil para o marketing estruturar uma campanha publicitária, definir o público-alvo (idade, localização, sexo, etc) e entregar um projeto assertivo para a equipe de vendas. Esta, por sua vez, tem a condição de estruturar um planejamento comercial e bater as metas do mês.

Ter agilidade e inteligência na análise de dados é um grande facilitador para a tomada de decisão dos gestores. As análises bem estruturadas trazem insights que apontam oportunidades de crescimento e inovação. Em meio à crise econômica atual, ter acesso a todas as possibilidades pode ser vital à organização.

 

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