A gestão financeira e os agentes pessimistas na crise

Pessimismo_financeiroEm paralelo, ainda temos todos os problemas políticos que estão ocorrendo no Brasil e que também contribuem para um momento de especulações.Que o Brasil está enfrentando um momento de fragilidade financeira não resta dúvida.

A alta da inflação, da taxa cambial e dos juros impacta diretamente no desempenho das indústrias de todos os portes, ocasionando a desvalorização dos ativos e a baixa liquidez nos balanços empresariais. O cenário provoca demissões e uma retração considerável na economia.

Mas será que não estamos sendo contagiados por um excesso de pessimismo?

Lei da oferta e demanda é impactada pelos agentes pessimistas

 

A grande influência de agentes pessimistas em relação ao momento econômico atual é um fator que deve ser levado em consideração pelos líderes, principalmente para que não se tornem vítimas do negativismo e da inércia.

Os agentes pessimistas são responsáveis pela disseminação maciça de informações negativas sobre o desempenho do mercado e da crise financeira e, consequentemente, contribuem para a estagnação dos setores.

Quando ocorre a divulgação recorrente sobre a crise, a lei da oferta e demanda é impactada. Isso acontece porque as pessoas, com medo de gastar e ficar sem dinheiro, optam por não comprarem mais. As organizações, por sua vez, sofrem prejuízos financeiros e reduzem o quadro de funcionários.

O mesmo acontece dentro das empresas. Ao fazer o planejamento financeiro da organização, o gestor da área, naturalmente, já prevê uma gestão de custos controlada, com a redução de gastos e cortes no budget. Essa iniciativa diminui as chances de diferenciação da empresa no mercado e limita uma possível expansão. Inicia-se mais um ciclo de retração.

Tanto a população como os empresários são contagiados pelo excesso de informações negativas divulgadas pelos agentes pessimistas. E na tentativa de evitarem danos financeiros, deixam de investir em opções para reverterem o cenário atual.

Segundo os especialistas de mercado, é desta forma que se agrava uma crise financeira.

Analise as informações para tomar decisões

 

Claro que a ideia não é negar os fatos e agir de forma inconsequente e guiada pelo excesso de otimismo. Porém, vale o esforço de todos para buscar informações confiáveis e entender profundamente o que está ocorrendo na economia brasileira.

Uma gestão financeira pode ser mais otimista se for embasada por informações confiáveis e obtidas em uma base de dados organizada.

Hoje em dia, as empresas já conseguem utilizar uma única plataforma para integrar os dados para análises. Por isso, estude todos os cenários com base em informações precisas. Simule projeções, cruze dados e utilize a tecnologia a favor do seu conhecimento.

Não deixe que a influência pessimista impeça o crescimento do seu negócio.



New Call-to-action

Deixe um comentário