A importância do Storytelling na visualização de dados

Visualização de dados, Big Data, narrativa de marca - você provavelmente já ouviu esses termos e provavelmente os ouve cada vez mais na esfera do marketing. Os dados estão em toda parte, mas o que realmente importa é o que fazemos com esses dados, com as informações que utilizamos para torná-los tão valiosos. E é por isso, que o Data Storytelling é tão importante.

 

Data Storytelling x Data Visualization

 

Ao contrário do que muitos pensam o Data Storytelling não é simplesmente visualização de dados, relatórios de análises ou um punhado de estatísticas em um PowerPoint em algum lugar. O Data Storytelling é a mistura de dois mundos: dados concretos e comunicação humana. É uma narrativa atraente criada e ancorada por dados convincentes.

 

Infelizmente, embora o Data Storytelling seja uma ferramenta importante, a maioria das empresas não aproveita ao máximo. Isso ocorre geralmente porque suas equipes estão isoladas.

 

Os relatórios e/ou análises de dados que muitas empresas realizam raramente chegam às mãos dos profissionais de marketing. Mesmo quando isso ocorre, muitas vezes não estão preparados para trabalhar com os dados para descobrir histórias relevantes. Isso resulta em uma quantidade enorme de dados valiosos não utilizados, o que pode prejudicar a análise da empresa, pois a narração de dados é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas para as marcas.

 

Os benefícios da marca no Data Storytelling

 

Existem muitos tipos de comunicação, mas o Data Storytelling é posicionado de maneira única (e com suporte científico) para ajudar os profissionais de marketing a alcançar seus objetivos de comunicação de várias maneiras.

 

1) Fornece significado e valor

Em um mundo em que somos cercados por dados, mas desesperados por significado, o Data Storytelling ajuda a conectar os pontos. É uma maneira incrivelmente eficaz de comunicar informações valiosas e atribuir significado e contexto aos dados que, de outra forma, vivem como números em uma planilha do Excel. Para as marcas, isso é crucial.

 

As pessoas desejam conteúdo útil e valioso que expanda seu conhecimento, resolva seus problemas e os ajude a navegar melhor no mundo. Ao fornecer esse conteúdo, sua marca fornece um serviço real para as pessoas que você está tentando alcançar. E extraindo essas informações de seus próprios dados, sua empresa também se beneficia.

 

Todo o conteúdo é interpretado como dados pelo cérebro, mas o conteúdo de maior valor fornece mais que conhecimento; fornece insight. Esse insight ajuda na tomada de decisões e, portanto, é o mais significativo. O Data Storytelling nos permite extrair e comunicar informações através de histórias convincentes.

 

2) É o ouro da comunicação

 

Para se diferenciar da concorrência, você precisa de ideias de histórias únicas e originais e nos dados temos uma maneira fácil de obtê-las principalmente quando as histórias são baseadas em dados internos. Quando você possui dados proprietários aos quais nenhuma outra marca tem acesso, você pode contar uma história que ninguém mais pode sobre o seu setor, clientes e muito mais.

 

Esses insights podem ajudá-lo a esclarecer um tópico inexplorado, a introduzir um ângulo interessante ou a fornecer perspectivas úteis para as pessoas e/ou a indústria. Em um mundo de tecnocentrista e efêmero, o Data Storytelling ajuda você a se destacar, uma publicação de alto perfil pode elevar sua marca e apresentá-lo a um grupo totalmente novo de pessoas.

 

3) É confiável

 

Há muito conteúdo por aí – nem tudo é verdade, especialmente nos dias de hoje. Em um mundo cheio de conjecturas, as pessoas querem números frios e difíceis para embasar a realidade. Se você pode ancorar sua história em dados confiáveis, eles tendem a confiar mais na sua mensagem e na sua marca.

 

4) Faz sua mensagem fixar

 

Através dos dados obtemos o Storytelling, oferecendo a melhor experiência analítica e emocional. A visualização de dados é poderosa porque aumenta:

 

  • Compreensão: a nossa capacidade cognitiva entende são conectados para processar recursos visuais mais rapidamente do que os de linguagem. Ser capaz de "ver" os dados facilita muito a compreensão. Juntamente com o contexto baseado na linguagem, os dados ganham vida.
  • Retenção: as informações processadas visualmente facilitam a recuperação posteriormente memória.
  • Apelo: a visualização de dados é visualmente estimulante, tornando o conteúdo mais atraente para o espectador.

 

5) É envolvente

 

Além da estimulação inerente que a visualização fornece, o Data Storytelling também incentiva as pessoas a se envolverem na narrativa. Existem dois tipos de narrativa de dados: narrativa e exploratória. Ambos promovem o envolvimento, mas permitem que o espectador adote abordagens diferentes.

 

Narrativa: os espectadores são guiados por uma narrativa para chegar a uma conclusão específica.

 

Exploratória: os espectadores são incentivados a explorar os dados para tirar suas próprias conclusões e se concentrar nas histórias mais relevantes para eles.

 

Você conhece toda história por trás dos seus dados? Entre em contato com a equipe da IN para ajudá-lo!

Deixe um comentário