A descoberta de dados é um processo que permite às empresas obter as informações necessárias para realizar seu trabalho com mais clareza e objetividade.
Trata-se de uma atividade que envolve a coleta de dados de variadas fontes e a detecção de padrões e anormalidades. Para, assim, gerar um conteúdo consolidado para o negócio. É ela que permite, por exemplo, conseguir respostas sobre o desempenho de processos, vendas e estoques, a fim de otimizá-los.
Para que a descoberta de dados funcione, é essencial utilizar ferramentas que realizam o trabalho de forma automatizada. Pois, além de serem menos suscetíveis a erros, oferecem agilidade – algo essencial no mundo dos negócios.
Entenda porque a descoberta de dados deve ser incorporada nas organizações e quais vantagens ela oferece no dia a dia. Conheça, ainda, como implementar essa ação.
Como a descoberta de dados auxilia as empresas?
Os dados é considerado o bem mais valioso de uma empresa. Porém, nem toda informação é efetivamente útil. E é aí que entra a descoberta de dados.
A capacidade de descobrir e analisar tendências na diversidade de conteúdos disponíveis gera uma vantagem competitiva para o negócio. Isso porque aprimora a tomada de decisão, ajuda no cumprimento de metas e potencializa estratégias de crescimento.
Além disso, possibilita que as organizações melhorem o seu modelo de negócio, aumentando as chances de obter sucesso.
Para que a descoberta de dados seja eficiente, porém, é preciso:
- Encontrar um sistema que realize a mensuração, análise e distribuição de dados;
- Fazer com que as equipes saibam a importância dos dados no sucesso da empresa;
- Tomar decisões baseando-se em dados seguros e assertivos.
Quais as principais vantagens da descoberta de dados?
A descoberta de dados fornece o conteúdo para que as empresas ajam de acordo com a sua realidade. Ela transforma dados confusos e mal estruturados em informações que serão utilizadas para melhorar os processos internos.
Conheça os principais benefícios da descoberta de dados:
Reúne insights acionáveis
O processo de descoberta utiliza dados complexos e, na maioria das vezes, desconexos. Após isso, os estrutura de forma a permitir que os usuários compreendam as informações contidas neles.
Isso amplia a liberdade de exploração dos dados e, ao mesmo tempo, faz com que se tornem visualmente mais fáceis de ser entendidos.
Proporciona aumento na produtividade
A descoberta de dados capta e formata as informações advindas de diversas fontes. Com isso, eles passam a ser disponibilizados já revisados e prontos para que os colaboradores os utilizem. O que gera economia de tempo, bem como reduz as chances de erros.
Logo, essa ação melhora a produtividade interna, permitindo que os profissionais dediquem mais tempo em inovação e melhorias de processo. Ou seja, ao core business.
Unifica os dados empresariais
Os dados são versáteis e, geralmente, podem ser utilizados por diferentes equipes dentro de uma organização. Como a descoberta de dados reúne as informações de várias plataformas e fontes, ela os unifica para que todos os usuários possam utilizar o mesmo conteúdo.
Permite uma tomada de decisão certeira
Foi-se o tempo em que decisões eram tomadas de acordo com o que as pessoas “achavam”. Cada vez mais melhorias devem ser promovidas, baseando-se em dados que efetivamente representem a realidade da empresa.
Com a descoberta de dados, é possível fazer um planejamento e uma criação de metas mais eficientes, bem como decidir o futuro do negócio com clareza.
Limpar e reutilizar dados
A análise de dados deve ser vista como um processo contínuo. Conforme novos dados são coletados, os atuais precisam ser reciclados, armazenados e novamente compartilhados.
Esse é outro benefício da descoberta de dados. Ela compara informações novas e antigas, elimina as que não são mais úteis e disponibiliza aqueles que podem ser reutilizados. Tudo de forma confiável, segura e automatizada.
Mas afinal, qual é o passo a passo desse processo? Explicaremos, agora!
Como funciona o processo de descoberta de dados?
Existem 5 (cinco) etapas principais para que a descoberta de dados ocorra. Alguns detalhes podem variar de uma empresa para outra e de acordo com a ferramenta utilizada. Porém, de maneira geral, a base é a seguinte:
1 – Conectar e misturar dados
A primeira etapa consiste na reunião dos dados corretos em um único local. Como as informações costumam ser dispostas em diversos formatos, elas precisam ser organizadas em uma única área - para que a análise propriamente dita ocorra.
2 – Limpar e preparar os dados
Os dados que são importados de múltiplas fontes não podem ser analisados assim que capturados. Pois, em seu estado bruto, nem sempre possuem significado. Eles precisam ser limpos, estruturados e preparados para que sejam feitas análises confiáveis e robustas.
3 – Compartilhar dados
Com os dados organizados e isentos de informações redundantes ou desnecessárias, eles já podem ser compartilhados com as demais equipes da organização.
Embora esses dados sejam considerados a versão correta, eles podem ser aproveitados de maneiras diferentes. Ou seja: permite que cada indivíduo use o conteúdo para um fim e faça sua própria interpretação dele.
4 – Analisar e gerar insights
Cada pessoa pode ler, analisar e criar valor a partir de uma mesma informação.
Se um dado demonstra que as vendas aumentaram, por exemplo, o setor de Vendas pode elevar a quantidade de vendedores para suprir a demanda. A mesma informação pode levar a área de Marketing a produzir mais materiais de divulgação. Assim como o departamento de Compras pode fazer mais pedidos - para que não falte produtos a serem entregues.
Ou seja: os dados são os mesmos. O que muda são os insights.
5 – Visualizar os insights
Uma vez encontradas, as informações precisam ser comunicadas. Um gráfico com as vendas realizadas nos últimos anos demonstra quais regiões merecem mais atenção.
Isso influencia o trabalho de todos e, ao mesmo tempo, permite que as ações sejam direcionadas adequadamente.
Para uma descoberta de dados eficiente, é importante contar com uma consultoria em Business Intelligence. Ela poderá tornar a organização mais produtiva, eficiente, rica em informações e, principalmente, inteligente ao gerar conhecimento de valor.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o nosso infográfico Maturidade de dados: porque organizações de sucesso devem aderir.
Deixe um comentário