A preparação de dados é o fundamento para garantir análises confiáveis e o sucesso de iniciativas de inteligência artificial (IA). No entanto, essa fase costuma ser complexa, exigindo conhecimento técnico avançado e o uso de scripts. Para te ajudar a resolver esse desafio, o Qlik Cloud Analytics está lançando o Data Flow, um recurso nativo sem código que simplifica e democratiza a última etapa da preparação de dados para análises, machine learning e IA.
Com o Data Flow, usuários podem combinar e modelar dados de forma visual e intuitiva, aproveitando uma abordagem que equilibra autoatendimento e governança. Isso significa que analistas e cientistas de dados podem estruturar e transformar dados sem a necessidade de programação, o que traz a segurança e garante integridade para as informações, pois podem contar com essa checagem no processo, e isso, faz toda a diferença para evitar erros humanos.
Principais Recursos do Data Flow
Figura 1 - Visão Geral do Data Flow
Editor Visual
O Data Flow oferece uma experiência amigável, o drag-and-drop (arraste e solte) é uma opção muito intuitiva para criação de fluxos de preparação de dados. Os usuários podem carregar informações de diversas fontes e exportá-las nos formatos QVD e PARQUET, tornando-as prontas para análises e aplicações de AutoML.
Figura 2 - Área de Design
Processadores Sem Código
A ferramenta conta com um conjunto robusto de processadores que permitem limpar e estruturar os dados. Dentre as principais funcionalidades, destacam-se:
- Manipulação de dados: funções de string, número, data e limpeza;
- Reestruturação: junção, agregação e filtragem de dados.
Figura 3 - Exemplos de Processadores
Pré-visualização de Dados
Um dos diferenciais do Data Flow é a capacidade de visualizar uma amostra real da saída dos dados em cada etapa do fluxo. Isso traz maior precisão e transparência ao processo de transformação.
Geração Automática de Scripts
Para os usuários que desejam um nível mais avançado de personalização, o Data Flow gera automaticamente scripts Qlik. Além disso, é possível:
- Incluir scripts personalizados com o processador “Qlik Script”;
- Criar expressões de script com o processador “Calcular campos”;
- Converter um fluxo de dados em um script editável para ajustes manuais.
Figura 4 - Script gerado e preview dos dados
Integração com a Plataforma Qlik
O Data Flow é totalmente integrado ao ecossistema Qlik, permitindo colaboração e governança avançadas por meio de:
- Espaços compartilhados;
- Linhagem de dados e análise de impacto;
- Agendamento e execução de fluxos de dados para otimização de fluxos analíticos.
Democratizando a Preparação de Dados
Com o lançamento do Data Flow, a Qlik reforça seu compromisso em democratizar o acesso e a manipulação de dados, eliminando barreiras técnicas para analistas e cientistas de dados. Esse novo recurso oferece um ambiente flexível, seguro e eficiente, permitindo que as equipes foquem na geração de insights, sem se preocupar com a complexidade da transformação de dados.
Referências:
- Documentação oficial: [Help Qlik](https://help.qlik.com/en-US/cloud-services/Subsystems/Hub/Content/Sense_Hub/DataFlow/loading-preparing-with-data-flow.htm)
- Vídeo demonstrativo: [YouTube](https://www.youtube.com/watch?v=3KKsG_E0VR8)
-Lista de processadores do Data Flow: https://help.qlik.com/en-US/cloud-services/Subsystems/Hub/Content/Sense_Hub/DataFlow/List-of-data-flow-processors.htm
Deixe um comentário