Sua loja física é um sucesso de vendas, mas você não consegue emplacar o mesmo resultado na loja virtual? Por vezes, você questiona se realmente fez a escolha certa ao partir para a operação e-commerce? Talvez, esteja na hora de revisar as estratégias comerciais e de marketing que está utilizando para potencializar as vendas online.
Veja o passo a passo que preparamos para ajudá-lo a aprimorar a gestão do estoque e melhorar os resultados de vendas do e-commerce.
Primeiro passo: Extraia as oportunidades da loja física
Adote um sistema de cadastramento dos clientes nas lojas físicas. Pode ser algo breve como solicitar o nome completo, o e-mail e perguntar se ele tem interesse de receber informações sobre os produtos e lançamentos. Esse é um passo importante para traçar estratégias de marketing direcionadas e se aproximar do público-alvo. Você pode, por exemplo, criar e-mails marketing ou promoções exclusivas para o ambiente online e mantê-los informados.
Segundo passo: Reveja seu modelo de pagamento
Oferecer formas diversas de pagamento nas lojas virtuais é uma condição essencial para conseguir um bom desempenho nas vendas. Venda com cartão de crédito, débito e boleto bancário são os principais modos para compras virtuais. Faça com que sua loja se adapte a todas essas formas de pagamento.
Terceiro passo: Otimize a gestão de estoque
Todo varejista sabe que estoque parado significa prejuízo. Neste caso, utilizar uma solução de BI para controlar o fluxo de entrada e saída de produtos é uma decisão valiosa para fazer uma gestão de estoque eficaz. Com o Business Intelligence, você consegue saber quais itens estão parados e quais esgotaram. Essas informações são essenciais para analisar o ciclo do estoque de cada produto e criar campanhas promocionais para desovar a demanda parada.
Quarto passo: Integre os dados e agregue inteligência na operação online
O Qlik Sense permite a integração de todos os dados de estoque e compra dos clientes, o que possibilita conhecer mais profundamente o comportamento e perfil de compra de cada shopper. Esses dados são fundamentais para planejar a estratégia do seu e-commerce de acordo com o interesse dos consumidores, adaptando preços e preferências.
Outra vantagem do uso da ferramenta de BI é criar estratégias regionais de marketing e venda. Por meio de dashboards personalizáveis, você consegue visualizar as regiões que estão comprando mais produtos, que tipo de item sai mais em cada Estado e assim melhorar a distribuição, oferta e ações de comunicação nestes locais.
E então, você está pronto para aumentar a performance da sua loja virtual?
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