O uso da ciência de dados para gerar uma sociedade melhor

Painéis desenvolvidos em Qlik são usados em distintas esferas de governo, para trazer acessibilidade para quem quer ver a distribuição e gasto dos recursos públicos, essa ferramenta vem sendo amplamente usada para satisfação de uma sociedade transparente que pode acessar a informação através dos portais públicos e acompanhar em painéis o ajuste de contas. A ciência de dados é aplicada em variadas vertentes, inclusive na atividade do setor público. Condicionados ao rápido desenvolvimento de tecnologias e sociedades, os Governos necessitam solucionar tarefas complexas e gerenciar procedimentos simultaneamente. As plataformas inteligentes agem na coleta, tratamento, filtro e analise de uma quantidade exponencial de dados. Governos locais, agências federais e departamentos utilizam ferramentas orientadas a dados para otimizar seu trabalho e aprimorar variados assuntos.


Big Data Fiscal


Na atualidade estamos na era da informação e o termo Big Data Fiscal é comum entre os profissionais de detecção de fraudes. As ferramentas de BI  e de Data Analytics são eficientes e processam volumes de dados exponenciais. Regressão linear, aprendizado da máquina e análise de padrões são aplicações estatísticas muito úteis para os interessados na área da ciência de dados.

Compreender e absorver os conceitos dos sistemas Big Data é uma forma de estar a frente quando o assunto é tendências da tecnologia. Essa inovação é aderida pelas fiscalizações da Receita Federal do Brasil (RFB) no momento da detecção de fraudes e irregularidades. O Big Data Fiscal é alicerçado em um grande conjunto de informações com aplicabilidade às demandas da fiscalização tributária. Órgãos como a Receita Federal e as Secretarias estaduais usam essas ferramentas para cruzar dedos e detectar sonegações de impostos e evasões fiscais. Assim, é possível gerenciar de um jeito eficiente a arrecadação de verbas públicas.


- Demonstrações de fluxo de caixa analisados:

Com a demonstração de fluxo de caixa (DFC) é possível fornecer apoio direto às decisões financeiras das companhias. Realizando esse cálculo as possibilidades de investimentos ficam mais claras em comparação com relatórios de gastos. O Big Data Fiscal é capaz de cruzar essas informações rapidamente e encontrar possíveis irregularidades. Logo, é inteligente analisar suas demonstrações contábeis e prezar pela qualidade de dados registrados. A análise das DFC possibilita o detalhamento dos custos do seu negócio e planejamentos concretos. Registrar os itens contábeis incomuns como uma multa mais cara ou uma despesa extra fará com que se aumente o controle os gastos ao longo do ano em uma prestação de contas aos órgãos reguladores.


- Inteligência Artificial:

A AI está ativa na gestão das empresas, e o Governo já usufrui também de seus benefícios. A computação cognitiva, integrada à Internet das Coisas e às redes sociais, aumentou a velocidade de muitos processos de análises preditivas de informações. Isso torna fácil a detecção de anomalias e tendências nos cadastros dos bancos de dados fiscais. Essa tecnologia é capaz de aprender sozinha e gera dados relevantes para o fisco. O cruzamentos de massas de dados dos contribuintes segregados por Estados e Municípios. Essa grande gama de informações possibilita projetar perfis de comportamentos e simplificar o trabalho dos fiscais no momento de encontrar indícios irregulares. Manter o controle dos registros contábeis e financeiros evita problemas com a RFB.


- Cruzamento de Notas Fiscais:

As notas fiscais abrem caminhos para que o fisco possa rastrear produtos e serviços fornecidos por sua empresa. Se trata de um formulário com diversos campos, códigos e classificações que trazem o maior controle das atividades empresariais pelo Governo. Ter a compreensão do layout das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) pode evitar eventuais demandas com as Secretarias estaduais. Os sistemas de Big Data Fiscal cruzam constantemente vários dados das NF-e e visualizam quais ramos de negócios são inclinados a irregularidades. Com isso, é possível identificar rapidamente possíveis indícios de sonegação de tributos. É necessário controlar informações colocadas nas notas fiscais para que sejam sempre confiáveis.

 

Corrupção Pública


A corrupção pública custa ao bolso do Governo muitos milhões em todo o mundo. Esse movimento é difícil de ser combatido e resolvido, continua sendo um desafio para o setor público e para a sociedade. Contudo, um novo recurso, dá esperanças de um combate efetivo: o uso de analytics e soluções de machine learning. Os registros e licitações públicas são longos e complexos documentos que tem dezenas de páginas, cláusulas e parágrafos de linguagem rebuscada.

Isso dificulta o entendimento. Logo, para avaliá-los, é necessário ter a perícia de profissionais especialistas com capacidades específicas e conhecimento técnico para que padrões sejam apontados indicando o manuseio incorreto de fundos, ou informações, que representam indícios corruptivos. Todavia, para a análise de dados, se trata de uma simples tarefa que pode ser executada em instantes, além de estar em funcionamento todo o tempo. As soluções tecnológicas buscam rapidamente cada um dos dados.

A análise de dados pode avaliar inúmeras fontes de informações diferentes para descobrir tendências que, de outra forma, não seriam identificadas. Com a implementação de soluções tecnológicas da análise de dados, é possível fazer a captura e interpretação ágil de todas as informações, uma barreira eficaz contra fraudes. Com os dados compreendidos rapidamente, realiza-se questões complexas sobre como os recursos foram gastos, facilitando a localização de incidentes de corrupção.



Empresas não registradas


O grupo de firmas canceladas de registro abrange as empresas que não são mais registradas, desistiram de negociar e não estão sujeitas a obrigações legais e tributação. Contudo, essas organizações podem voltar a ativa em caso de necessidade. Dado esse fato, um vasto campo para ações fraudulentas é fornecido. Inúmeras vezes as empresas não estão mais no registro, mas seguem com sua operação e, finalmente, obtém renda. Algoritmos analíticos e soluções baseadas em AI estão auxiliando os Governos nesse quesito.

Os algoritmos rastreiam a atividade mesmo para as companhias que estão inativas e alarmadas em caso de atitudes suspeitas. Os algoritmos detectam a aparência do nome da empresa ou outras informações entre os dados financeiros. A divulgação das firmas canceladas de registro faz com que o Estado minimize e até impeça a evasão ilegal do pagamento de impostos.

 

A Qlik apoia projetos nas diferentes áreas da esfera pública e traz acessibilidade de informações ao Governo e consequentemente a sociedade. O acesso à informação faz com que a cidadania seja exercida com inclusão.

 

 

Deixe um comentário