Otimizando o funil de vendas: como vender mais com o pipeline

Quando se trata do fechamento de um contrato ou de uma boa oportunidade de vendas, muitas vezes, é preciso tomar decisões imediatas. Sendo assim, nem sempre é possível esperar pelo input de outras células e fechamento do ciclo de vendas.

Para fazer uma gestão eficiente do pipeline é preciso ter uma visão gerencial em tempo real sobre as taxas de conversão, negócios fechados ou perdidos. E a melhor forma de controlar o funil de vendas é por meio de ferramentas automáticas, que mostrem a situação e façam análises preditivas.

Na prática

Ao utilizar o painel de controle para controlar as vendas você tem a possibilidade de ter uma fotografia real da sua área comercial (e de toda a operação), além de acompanhar o desempenho de cada linha de produto.

Você consegue, por exemplo, saber se o produto A vendeu mais em janeiro do que em dezembro e ainda cruzar a informação com os dados do mercado para identificar se teve algum fator externo que motivou o resultado.

De olho na concorrência

Outra alternativa com o uso do dashboard é comparar a performance operacional da sua organização com os concorrentes. Essa é uma excelente forma de antecipar soluções ou corrigir rotas para uma tomada de decisão mais precisa.

Visão integrada em tempo real

Para acompanhar o lançamento de um produto no mercado, o painel de controle também é uma excelente opção. Se a estratégia tiver penetração nacional por exemplo, você pode avaliar o desempenho de vendas e aceitação em cada praça e definir planos de ação para potencializar os resultados.

Performance comercial

O acompanhamento das metas da equipe também fica mais fácil com uso do dashboard. É possível acompanhar em real time a evolução do funil de vendas e evitar sem pego de surpresa no final do mês.

Tudo isso pode ser feito de forma prática, simples e rápida por meio de uma interface amigável e totalmente intuitiva, o que garante, sem dúvida, mais assertividade ao forecast e um resultado financeiro mais efetivo.

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