Fornecedores são parceiros fundamentais, mas uma boa gestão de compras e suprimentos não é trabalho simples. Clientes podem querer um produto cujo estoque na loja esgotou, os dados das planilhas de Excel que chegam ao financeiro no fim do mês às vezes não batem, e há quem não tenha realmente certeza de que a organização está pagando o melhor preço.
Visualizar com clareza os dados ajuda a tomar várias decisões melhores e mais rápido. Se você já adotou ou pretende adotar uma solução de BI, confira agora cinco dicas para melhorar a gestão de compras e suprimentos.
1. Faça análise de relevância
Com uma solução de BI, com análise de mercado, os compradores conseguem analisar quais são os produtos com maior relevância na região da loja, e efetuar as compras conforme o consumo e perfil dos clientes da praça. Dá para entender melhor as marcas e produtos mais populares e as especificidades de cada região. Um produto pode vender muitas unidades, mas será que é bom negócio redobrar os estoques em toda a rede? Talvez ele tenha boa saída apenas nas lojas maiores ou nas cidades grandes.
2. Otimize a logística
A área de reabastecimento também tem a ganhar com uma ferramenta de BI. Por meio dela, os gestores conseguem analisar quais produtos são mais relevantes para cada loja e enviá-los corretamente. Sem essa clareza, produtos que não têm saída em determinada praça também acabam sendo remanejados para outras lojas — gerando custos desnecessários de logística, fretes, e assim por diante. Corte os gastos melhorando sua logística.
3. Obtenha descontos com compras em volume
Quem compra mais barato, claro, pode vender mais barato, tendo mais chance de se tornar o favorito entre os consumidores finais. Com análise inteligente, a empresa passa a ter controles e previsões mais claras sobre o que precisa comprar. Quem precisa fazer um reabastecimento "para ontem" não tem poder de barganha e ainda sofre com despesas extras com frete. Já quem evita remanejamentos, compra o que é relevante e faz as melhores previsões, tomando decisões bem mais acertadas na hora da negociação. Uma ferramenta de BI ajuda a tomar decisões de compras em volume, mesmo porque a empresa sabe exatamente para quais lojas irão os novos produtos.
4. Controle seu estoque com mais precisão
Toda grande organização de varejo enfrenta o desafio de conseguir saber exatamente o que tem em estoque. Um projeto que integre uma potente ferramenta de BI — que permita fazer a contagem e a verificação dos itens em tempo real e de várias lojas simultanêamente — pode acabar com estes gaps e confusões. Naturalmente, quem conhece bem o próprio estoque no dia a dia sabe quanto espaço tem para guardar novas compras, onde colocá-las e a que distância estão das lojas certas.
5. Mantenha o olho na concorrência
Para melhorar ainda mais a gestão e reduzir riscos de maus investimentos, é possível com uma ferramenta de BI integrar dados atualizados do mercado (concorrentes) e fazer comparativos dessas lojas com as suas. Já a área de planejamento também pode se beneficiar dessa integração. Pois com a ajuda dos relatórios da ferramenta, pode consultar facilmente e em tempo real os dados de Revisões de Sortimentos e Comparativos de Mercado e traçar suas metas para os próximos períodos.
E você, qual a principal dificuldade que a sua empresa enfrenta na área de compras e suprimentos? Compartilhe com a gente!
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