Não há dúvida de que a empresa que ignora a análise dos dados estruturados ou não-estruturados para tomar decisões estratégicas está perdendo espaço no mercado e limitando seu potencial competitivo. 

Sabendo disso, a grande dúvida que ronda os executivos é em relação à escolha da plataforma analítica que possa atender a necessidade do seu negócio e trazer o resultado esperado. 

Hoje em dia, na era do Big Data, ouvimos muito falar a respeito do Business Analytics, Business Intelligence e Data Visualization. 

Todas essas soluções têm em comum o objetivo de ajudar as organizações a tomarem as melhores decisões por meio de informações mensuráveis -mas todas diferem no método utilizado. 

Então que tal dar uma olhada nas diferenças entre elas e quais as vantagens de cada um dos métodos?

Business Analytics

O que é: Solução que permite obter insights do negócio em tempo real, por meio da análise dos dados.

Features: Apresenta capacidade de analisar os dados em tempo real, permitindo e otimizando as análises preditivas. Facilita o cruzamento de informações históricas que não necessariamente estejam na base da ferramenta.

Quando usar: Normalmente é utilizado por companhias que necessitam antecipar cenários e prever o que está por vir. No varejo, por exemplo, auxilia na previsão de tendências sazonais. 

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Business Intelligence

O que é: Conjunto de ferramentas e sistemas desenvolvidos para apoiar a coleta, organização, análise e monitoramento de dados. Fornece uma visão geral dos negócios com base em resultados anteriores.

Features: Extrai e organiza as informações internas e externas, permitindo que a visualização e a geração de dados facilitem a tomada de decisão estratégica.

Quando usar: Qualquer empresa que queira tomar decisões de negócios baseadas no desempenho dos dados. Pode ser usado por companhias de todos os portes. Por exemplo, as agências de comunicação estão apresentando ótimos resultados nas campanhas de seus clientes com o uso do BI.

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Data Visualization

O que é: Ferramenta que permite a visualização dos dados por meio de gráficos e imagens.

Features: Facilita a correlação e interpretação dos dados, já que ao utilizar planilhas fica mais difícil identificar as tendências

Quando usar: Pode ser usado, por exemplo, para identificar com rapidez qual produto vende mais (ou menos) no mix. E assim, permiti uma tomada de decisão assertiva em relação às ações de marketing e comercial.

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