Aprendizado de máquina: o beabá da inteligência de dados

aprendizado de máquina

Aprendizado de máquina e inteligência de dados são temas cada vez mais presentes na tecnologia e negócios atuais. O avanço da tecnologia permite que as máquinas aprendam e façam análises complexas de dados com precisão e rapidez.

Como resultado, empresas de todos os setores estão se beneficiando dessas tecnologias para tomar decisões estratégicas e aumentar sua competitividade.

O objetivo deste artigo é fornecer uma compreensão geral dos conceitos e aplicações do aprendizado de máquina e inteligência de dados. Vamos explicar o que são essas tecnologias, como funcionam e como elas podem ser utilizadas para melhorar os negócios.

Leia mais: Análise preditiva x prescritiva: preveja o futuro e não erre o caminho

Aprendizado de máquina

Aprendizado de máquina é o processo pelo qual as máquinas aprendem a partir de dados, sem serem explicitamente programadas. Isso é possível graças a algoritmos complexos que permitem que as máquinas aprendam e melhorem com a experiência.

Existem três tipos principais de aprendizado de máquina: supervisionado, não-supervisionado e reforço.

O aprendizado supervisionado é quando as máquinas são treinadas com dados etiquetados, ou seja, com exemplos de entrada e saída desejadas. Isso é usado para tarefas como reconhecimento de imagens e processamento de linguagem natural.

O aprendizado não-supervisionado, por outro lado, é quando as máquinas são treinadas com dados não etiquetados e são usadas para descobrir padrões e relações nos dados. 

Finalmente, o aprendizado por reforço é quando as máquinas são recompensadas ou punidas com base em suas ações, permitindo-lhes aprender a partir de suas próprias experiências.

Leia mais: Dados transformados em decisões [in real time] com Inteligência Ativa

Inteligência de dados

Inteligência de dados é o processo de transformar dados brutos em insights significativos e informações valiosas. Isso inclui tarefas como análise de dados, mineração de dados e visualização de dados.

A inteligência de dados se relaciona com o aprendizado de máquina, pois as máquinas podem ser usadas para automatizar essas tarefas e fazer análises mais precisas e rápidas.

Por exemplo, uma empresa de varejo pode usar inteligência de dados para analisar seus dados de vendas e identificar tendências de compra dos clientes. Isso pode ajudá-los a tomar decisões estratégicas, como quais produtos promover ou onde expandir suas lojas.

A inteligência de dados também pode ser usada para prever tendências futuras, como quais produtos serão mais populares na próxima temporada.

Aprendizado de Máquina Automatizado (AutoML)

O aprendizado de máquina e a inteligência de dados dão às empresas uma grande vantagem competitiva. No entanto, o processo de criação e implementação de modelos de aprendizado de máquina pode ser complexo e demorado. É aí que entra o AutoML, ou aprendizado de máquina automatizado.

Vantagens do AutoML

O AutoML é uma tecnologia que automatiza o processo de criação e implementação de modelos de aprendizado de máquina. Ele permite que os especialistas em dados e as equipes de TI se concentrem nas tarefas mais importantes, como a interpretação dos resultados e a tomada de decisões, enquanto os modelos são criados e otimizados automaticamente. Além disso, o AutoML pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessários para criar modelos de alta qualidade, o que pode resultar em economia de tempo e recursos.

Leia mais: Inteligência ativa: preveja o futuro e diga adeus à concorrência

O Qlik AutoML: uma solução para sua empresa

O Qlik AutoML é uma solução de aprendizado de máquina automatizado desenvolvida pela Qlik, líder em soluções de inteligência de dados. Ele permite que as empresas criem e implementem modelos de aprendizado de máquina de forma rápida e fácil, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação.

Além disso, o Qlik AutoML é compatível com a plataforma Qlik Sense, o que permite que as empresas integrem facilmente os modelos de aprendizado de máquina com suas outras soluções de inteligência de dados.

Em resumo, o aprendizado de máquina automatizado é uma tecnologia cada vez mais importante para as empresas que buscam aproveitar ao máximo seus dados. O Qlik AutoML é uma solução poderosa e fácil de usar que pode ajudar a sua empresa a criar e implementar modelos de aprendizado de máquina de alta qualidade, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação. 

Se você deseja saber mais sobre o Qlik AutoML e como ele pode beneficiar sua empresa, clique abaixo e leve sua empresa a outro nível:

Maximize sua estratégia de IA com AutoML

 

 

Deixe um comentário