Elaborar relatórios consistentes de resultados: o grande desafio do marketing

RelatriosdemarketingChegou o final do trimestre e, junto com ele, a apresentação para a diretoria do desempenho de cada área. É hora de prestar contas sobre as ações planejadas e previsão de budget e forecast para o próximo período. O gerente de marketing, assim como os demais gestores da organização, passam semanas trabalhando nesta apresentação.

São muitos dados de campanhas publicitárias, de ações de comunicação e eventos para serem compilados, analisados e depois interpretados. Porém, logo no início, sua apresentação foi questionada pelo CEO em relação à incoerência dos resultados apresentados, fazendo que com a sua performance perdesse força e legitimidade.

Reconhece-se nessa cena? Pois é, não é uma situação difícil de ser presenciada dentro das corporações. E isso acontece porque o processo de análise e interpretação dos dados, que são valiosos para cada setor, é bastante complexo. E as chances de erros aumentam consideravelmente quando é executado de forma manual.

O trabalho desenvolvido pelo marketing dessa empresa no último trimestre obteve resultados fantásticos. No entanto, por conta dos erros nos dados que estavam na apresentação, o projeto foi desvalorizado e ainda gerou o questionamento sobre a possibilidade de reduzir o orçamento da área nos próximos meses, já que estamos em meio a uma crise econômica.

Análise inteligente de informações

Se esse gerente tiver acesso fácil aos dados confiáveis e atualizados, com certeza, a assertividade no resultado será muito mais precisa. Ele conseguira, por exemplo, comprovar quantas pessoas foram impactadas diretamente pela campanha publicitária e o total destas que se tornaram potenciais leads, gerando inputs importantes para o próximo ciclo. E ainda, conheceria mais sobre o perfil do seu público-alvo.

E, é nesse ponto, que uma Plataforma Analítica pode ajudar (e muito!) o departamento de marketing.

Com o Qlik Analytics Platform é possível integrar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com o restante da organização, otimizando o tempo da equipe e permitindo o aumento da produtividade operacional.

Para ajudar na definição das estratégias de marketing, a principal vantagem que a Plataforma traz é a possibilidade de centralizar os esforços para os canais mais eficientes. O marketing consegue identificar o perfil do cliente e direcionar campanhas para ele. Além disso, com uma Platafomra poderosa de Business Intelligence, é possível traçar desde as regiões que possuem mais clientes até descobrir o poder de compra do seu consumidor.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil desenvolver um planejamento de marketing direcionado para alcançar os resultados e público esperados. 

 

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