Os dados não informam nada se não forem acompanhados de uma boa história. Um executivo de negócios pode achar que tem bastante informação, mas na verdade sem uma análise de dados certeira ele sequer consegue encontrar a origem dos problemas da organização, quem dirá, a solução.
Como saber se os dados estão contando a história certa? E como fazer com que os tomadores de decisão se lembrem dos dados? Entra aí o data storytelling.As organizações hoje estão aprendendo essa lição.
Elas acumulam dados, mas não conseguem visualizá-los com clareza, nem extrair sentido deles. Imagine que um popular serviço de comida delivery subitamente veja uma queda no número de pedidos. Será que a qualidade caiu? Pode ter acontecido outra coisa. Com o sucesso do delivery, a demanda subiu muito rapidamente, e logo os pedidos começaram a se atrasar. Insatisfeitos com a demora, os clientes tiram os ímãs das geladeiras e trocam de serviço.
O storytelling na prática
Veja esta história da Bloomberg: America is Shaking Off Its Addiction to Oil. Note que dissemos "veja" e não "leia". Isso porque, a reportagem é contada inteiramente com gráficos (e algumas frases curtas). Bastam os dados para contar a história: neste caso, os Estados Unidos dependem cada vez menos do petróleo estrangeiro. A soma de dados com pequenas frases cria uma narrativa que é convincente, embasada, fácil de entender e, principalmente, muito fácil de se lembrar.
Imagine poder fazer isso na sua empresa
Vamos entender que cada dado, quando cruzado com outros, vai formando uma história, um histórico. Mas nem todo gestor consegue lembrar dessa história até porque, muitas vezes, são contadas separadamente, sem criar um vínculo com o passado — como foi feito nessa reportagem da Bloomberg. Ao juntar essas partes temos o “data storytelling”.
Chegando lá
O data storytelling permite que o executivo e/ou gestor possa entender o histórico da análise, os cenários e as oportunidades por meio dos dados coletados. O Qlik Sense trás um conceito inovador de data storytelling.
Um exemplo: imagine traçar comparações de cenários anteriores, como lucratividade x custos x metas e a partir desse histórico fazer previsões de cenários do que está por vir.
Outra dificuldade que as organizações encontram é apresentar o data storytelling de uma maneira fácil e dinâmica. O Qlik Sense também pode ajudar nisso. Ele tem um recurso de apresentação, semelhante ao PowerPoint, que permite captar os dados e montar uma sequência de slides, sem necessidade de abrir outro programa.
Caso haja alguma pergunta durante essa apresentação é possível consultar a ferramenta aplicando o mesmo cenário, porém com todos os dados, possibilitando novas buscas e respostas, e acrescentar as informações aos slides em tempo real.
Além disso, se alguém traz à tona um novo dado, também é possível acrescentá-lo na mesma hora e todas as análises são automaticamente refeitas pela ferramenta — como a correção automática de dados em uma planilha no Excel.
Usar os dados para contar histórias é a melhor forma de criar apresentações realistas, fáceis de se entender, convincentes e — o mais importante — memoráveis. Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!
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