Como medir a eficiência das minhas ações em marketing Digital?

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No marketing digital, como em diversas outras áreas, é possível mensurar as ações realizadas. Para para analisar os dados, as informações e as métricas utilizadas são utilizados os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance, em português).

Você sabe bem que toda estratégia de marketing digital tem um objetivo, qual a importância de atingir seu público na atuação online. E a apuração de KPIs é a melhor forma de escolher os canais e a abordagem adequados para aumentar ainda mais a sua atuação online.

Mas, quais os principais indicadores de marketing digital e como medir ações em mkt digital?

Se estas são suas dúvidas, confira o conteúdo abaixo!


O que são KPIs?

Os KPIs auxiliam em como medir os resultados das ações de mkt digital. Eles têm a função de avaliar os estágios das táticas de marketing, apoiando na compreensão de como as ações realizadas estão desempenhando e também o que precisa ser melhorado.

Os principais KPIs de marketing digital são os números que ajudarão a analisar o ROI (Return Over Investment) em marketing. E a metodologia empregada é fundamental para explorar todos os resultados tanto de maneira qualitativa como quantitativa.

 

#1 Como medir o marketing digital

A partir da definição dos reais objetivos do marketing digital da empresa, o próximo passo é entender quais são os KPIs que fazem sentido de acordo com seus propósitos. Mas muitos gestores têm dificuldade de defini-los.


Confira abaixo os principais indicadores. Conhecê-los é fundamental para descobrir e mapear seus objetivos de como medir ações em mkt digital:

# Objetivos de Negócios

Razão MQL-SQL
Reflita: a partir dos leads qualificados de marketing (MQL) convertidos pelo time de marketing, quantos deles foram transformados em leads qualificados de vendas (SQL)? Ter à disposição um KPI que seja capaz de responder esta questão é importante para que as duas equipes sejam capazes de avaliar suas metas.

A razão MQL-SQL, como o nome já diz, mensura a taxa de MQLs que são aceitos como SQLs pelo time de vendas. Assim, eles podem passar para a próxima etapa do funil de vendas. A verificação deste KPI de marketing é benéfico para distinguir os canais que possuem os leads mais assertivos. Sua utilização também ajuda na projeção de seu crescimento e também na definição de objetivos alcançáveis.

Crescimento de receita de Marketing Digital
É mais do que importante saber a receita proveniente das ações de marketing digital. Isso inclui os clientes que vieram via inbound marketing, landing pages e outros materiais.

O importante é prestar atenção ao aumento da taxa de crescimento de cada receita, ao invés de se empolgar apenas com o valor total gerado. É a melhor forma de estabelecer as verdadeiras estratégias de conversão.

# Objetivos de Branding

- Crescimento do tráfego orgânico
Acompanhar o número de visitantes no seu website é crucial para mensurar a efetividade do marketing de conteúdo e também das estratégias de SEO. É importante que esse indicador seja sempre medido e, para uma análise mais detalhada, rastreie também o crescimento de tráfego orgânico em diferentes canais, como motores de busca e até visitantes diretos.

- Conversão de leads
É um desdobramento do KPI anterior e uma das métricas mais utilizadas. Ela demonstra quantos visitantes se converteram em leads. Como essas taxas de conversão podem variar muito, o ideal é estudar o mercado para definir suas metas.

- Engajamento nas redes sociais
Ter o tráfego das mídias sociais da empresa como um KPI de marketing digital pode ser útil. Para medir as estratégias que fazem mais ‘sucesso’, geram oportunidades interessantes e qual mídia social traz mais tráfego, além de mensurar a presença e percepção social da marca para o seu público. Elas são fundamentais para projetar novas estratégias de taxas de conversão, já que revelam quais canais geram os visitantes mais qualificados para vendas.

#2 Aprenda a usar os principais indicadores de marketing digital

Cuidado: se os resultados apresentados não eram os esperados, algo deu errado.
Indicadores que não funcionam de maneira efetiva levam a decisões vazias, que podem gerar ações contrárias ao que foi planejado. Tenha cuidado ao defini-los, já que é fácil se equivocar e não enxergar a verdadeira realidade.

Uma empresa precisa de uma fonte confiável de informações para tomar decisões inteligentes. Se a métrica não é relevante para o negócio, e mesmo assim é usada para criar novas ações de marketing, a empresa gasta muitos recursos em uma estratégia que não vai traz resultados alinhados com seu objetivo.

#3 A tecnologia ao seu lado na hora de medir ações em mkt digital

Agora que você já aprendeu a importância dos principais KPIs de marketing digital, saiba que eles precisam estar reunidos em um mesmo ambiente. Tudo para evitar o caos de dados tão sensíveis e decisivos para o seu negócio estarem espalhados em ferramentas diversas como planilhas, documentos Word e apresentações Powerpoint.

O ideal é que todas essas informações estejam reunidas em uma plataforma de Business Intelligence que seja capaz de apresentar em um painel personalizado de análise (dashboard), de forma simples, tudo o que o gestor precisa saber. E o melhor: em tempo real!

Deu para perceber que, com a adoção de indicadores e dados analíticos, fica muito mais fácil planejar metas, assim como as condutas necessárias para alcançá-las. Na verdade, os principais indicadores de marketing digital fornecem parâmetros para criar projeções de como e quando o objetivo será ultrapassado.

Sua empresa já usa KPIs de marketing digital? Conte com um parceiro especialista para transformar seus dados em informações que contribuam para melhorar seus resultados de forma exponencial!

 

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