Em apenas alguns anos, big data se tornou um dos tópicos mais populares no mundo dos negócios. Organizações de todos os tamanhos estão procurando maneiras de se tornarem mais orientadas por dados para tomar melhores decisões, melhorar as operações e obter vantagem competitiva.
Uma empresa que tem sido particularmente bem sucedida na utilização inteligente de dados é a Leroy Merlin, uma rede de lojas francesa de artigos para o lar, com filiais em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.
A Leroy Merlin conseguiu usar os dados para melhorar todos os aspectos de seus negócios, desde o atendimento ao cliente até a escolha do local para abertura de novas lojas.
O uso eficaz de seus dados fez com que a empresa alcançasse excelentes resultados aqui no Brasil, conquista esta que colocou a operação brasileira na liderança global dos projetos do Grupo nas áreas de machine learning e inteligência de dados, ao lado da França e da Rússia.
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Como a Leroy Merlin Brasil se tornou uma das empresas Data Driven mais bem-sucedidas do grupo no cenário mundial
Em 2018, a empresa identificou a necessidade de avançar tecnologicamente suas operações. Migrar sua infraestrutura e programas para modelos mais eficazes foi o primeiro passo rumo ao universo Data Driven.
Otimizar o armazenamento, fluxos e visualização dos dados foi o pontapé inicial que permitiu à empresa melhorar seus resultados através de decisões baseadas em dados.
A partir daí, muitas conquistas começaram a ser alcançadas…
- A área de marketing teve um aumento significativo nas taxas de conversão
- Os circuitos logísticos se tornaram muito mais eficientes
- A gama de produtos vendidos pode ser otimizada gerando ainda mais vendas
- Novas lojas, em novo formato (Express), puderam ser abertas em vários pontos estratégicos
- As lojas antigas puderam ser remodeladas para melhor atender os clientes
- Os resultados passaram a ser precisamente acompanhados e otimizados
Enfim, todas as ações estratégicas e operacionais da empresa passaram a ser validadas a partir de métricas e previsões precisas - e a partir disso, puderam ser replicadas e escaladas.
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Os motivos do sucesso
A Leroy Merlin é uma grande empresa que possui, atualmente, mais de 10 mil colaboradores tomando decisões todos os dias. E o sucesso dessa empreitada Data Driven da empresa foi devido a três motivos principais:
1º Transformação de dados em informações acionáveis
Um dos grandes problemas nessa era Data Driven é saber como transformar dados em informações úteis que possam ser colocadas em prática. Com o uso da ferramenta Qlik Sense, a empresa pode ter isso de forma automatizada.
2º Acesso a essas informações em tempo real
Outro grande problema é obter dados e informações atualizadas. O processo que vai desde a coleta de dados, que passa pela análise e interpretação de um humano, até a execução de alguma ação, muitas vezes, é o tempo que a sua empresa utiliza para perder oportunidades. Mas, mais uma vez, a Leroy Merlin pode sair na frente com o uso da Qlik Sense.
3º Informações precisas na palma da mão de 30% de todos os colaboradores
Uma porcentagem bastante expressiva dos funcionários que passaram a tomar as decisões do dia-a-dia baseadas em dados garantiu uma grande força remando na mesma direção. Ter esses dados já interpretados, com sugestões de ações claras e objetivas, em tempo real e na palma da mão, certamente, é uma excelente ferramenta para que uma grande empresa, como a Leroy, possa navegar com tranquilidade em um mercado turbulento.
SAIBA QUE: Dados - todos são capazes de compreendê-los!
O exemplo de uma campanha completamente orientada por dados
Caixa de e-mails abarrotada de mensagens pouco ou nada úteis, quem gosta? Ninguém. Então, por que a maioria das empresas ainda insiste em fazer isso?
A Leroy Merlin fez diferente. Afinal, de que adiantaria continuar enviando e-mails com ofertas de materiais de construção para alguém que já finalizou a obra e está em busca da melhor churrasqueira para comemorar a casa nova com os amigos?
Assim que desde a implementação do Qlik Sense, todas as campanhas de e-mail-marketing têm passado pela inteligência de dados e análise para refinar os destinatários, quem são as pessoas com as quais se quer comunicar em cada campanha e em que momento elas estão.
Dessa forma, tem sido possível à empresa personalizar todas as suas campanhas e ofertas, fazendo com que o cliente se sinta respeitado, valorizado e, claro, mais propenso a comprar.
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