Alfabetização de dados: como se tornar uma empresa data driven?

A alfabetização de dados é uma das competências mais necessárias no mercado atual. Descubra aqui como tornar a sua empresa mais data driven.

Sua empresa já domina a língua dos dados ou ainda precisa se alfabetizar? Este questionamento pode até soar estranho, mas é disso que se trata a alfabetização de dados.

Também chamada de data literacy, a alfabetização de dados diz respeito, justamente, à fluência que uma empresa, àrea, squad ou profissional tem para interpretar os dados. E no mundo informatizado em que vivemos, isso tem se tornado uma exigência cada vez maior.

Ou seja, de forma resumida, podemos definir a alfabetização de dados como a capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar assertivamente com informações úteis. 

Trata-se, portanto, de uma competência que ajuda funcionários de todos os níveis a fazerem as perguntas certas, analisar os cenários, tomar decisões e repassá-las a outras pessoas.

E você, quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e saiba mais!

Mas, afinal, porque a alfabetização de dados é tão importante?

A alfabetização de dados permite, entre outras coisas, que as empresas leiam, analisem e manipulem as informações que recebem, extraindo insights relevantes para o seu negócio.

Nesse sentido, podemos afirmar que o data literacy é uma estratégia que pode transformar sua empresa e, ao mesmo tempo, criar um retorno financeiro e corporativo.

Isso porque as organizações orientadas por dados são capazes de produzir funcionários alfabetizados que podem contribuir mais para suas funções e ajudar as empresas a aumentarem as suas vantagens competitivas em uma economia cada vez mais agressiva.

Para se ter uma ideia da importância dessa skill, as empresas Qlik e IHS Markit, juntamente com pesquisadores da Wharton School, criaram um índice com os 3 pilares do data literacy. 

E esse índice aborda, basicamente, três aspectos considerados essenciais para definir se uma empresa possui (ou não) uma cultura data driven, focada na gestão dos dados.

O índice se divide em:

1. Pessoas com capacidade de interpretar dados

O primeiro aspecto para saber se a sua empresa já domina a alfabetização de dados é determinar se ela conta com funcionários capacitados para analisar essas informações. 

Isso porque as empresas alfabetizadas costumam investir em profissionais como cientistas e engenheiros de dados, que já possuem e dominam essa habilidade. 

No entanto, vale lembrar que essa capacitação não precisa ocorrer apenas por meio de contratações específicas, você também pode treinar e capacitar seus funcionários para que eles se tornem aptos a interpretar e utilizar os dados em suas próprias funções.

2. Tomada de decisões baseada em dados

Esse pilar se divide em dois pontos.

O primeiro se refere a descentralização dos dados, que permite que cada profissional da empresa tenha acesso à informações que os ajudem a tomar decisões em suas áreas.

O segundo, por outro lado, diz respeito aos recursos e as ferramentas que vão garantir que essas informações sejam capturadas e usadas para criar uma cultura mais data driven.

3. Difusão do data literacy entre os setores

Por fim, o último aspecto leva em consideração o quão difundido está o uso de dados dentro de uma organização. Visando perceber se cada departamento é capaz de extrair seus próprios insights e, posteriormente, usá-los na criação de novas iniciativas.

Nova call to action

E porque a minha empresa precisa se alfabetizar?

Para continuar atuando de maneira competitiva no mercado, as empresas precisam se adaptar ao data literacy. Mas isso não quer dizer apenas investir em profissionais capacitados ou tecnologias como Big Data e ferramentas de Business Intelligence.

Muito pelo contrário. A alfabetização de dados envolve toda uma mudança na cultura corporativa e na forma como as empresas enxergam essa necessidade.

Isto é: os dados precisam, organicamente, fazer parte do dia a dia das equipes.

Afinal, essas informações são os recursos mais valiosos do mercado atual, no entanto, elas só trazem resultados se forem usados de maneira ativa e inteligente pelas empresas.

Com o nosso ebook O Pipeline dos Dados para Analytics, por exemplo, você poderá descobrir como a ferramenta Qlik  transforma dados em insights reais de negócio através da Inteligência Ativa, bem como entender esse conceito de forma mais aprofundada.

PORTANTO, FAÇA O DOWNLOAD AQUI E SAIBA MAIS!

Como a IN pode impulsionar a alfabetização de dados em sua empresa?

Temos como objetivo fornecer estratégias e ferramentas de tecnologia e negócios que ajudem a criar um mundo alfabetizado em dados — onde todas empresas e profissionais podem falar esse idioma e usá-lo com confiança para novas iniciativas.

FALE COM UM DOS NOSSOS CONSULTORES E DESCUBRA COMO!

Deixe um comentário