Com tantos dados estruturados e não-estruturados circulando dentro da organização fica complicado saber que informações priorizar na hora de montar relatórios que agreguem valor ao negócio, não é?
Para agilizar esse processo e ajudá-lo a ter insights produtivos e estratégicos, listamos cinco dicas para aprimorar sua análise de marketing e definir o que realmente é relevante.
1.# Descubra o que o seu cliente quer e como ele quer
Entender a jornada de compra do consumidor e mapear suas preferências é um passo muito importante para definir as estratégias de marketing e vendas. O uso de uma plataforma analítica de dados, como o Business Intelligence (BI), permite, por exemplo, conhecer quais são os canais mais eficientes para atrair a atenção do consumidor e compreender o horário que ele prefere comprar, como ele pensa, que tipo de ação é mais impactante para ele e etc.
2. # Entenda o comportamento de venda dos seus produtos
Depois de entender as preferências do shopper, é ideal que você monitore e acompanhe o comportamento de venda de cada item do portifólio. Cruze as informações com os dados de cada filial, região e defina estratégias para alavancar o negócio. O Qlik Sense é uma excelente ferramenta para apoiar a coleta e análise de dados estruturados e não-estruturados.
3. # Identifique as falhas
Utilize os dados analisados para identificar os pontos que não estão desempenhando de acordo com o esperado. Você pode aproveitar a análise para descobrir que uma ação específica consumiu mais budget do que o esperado, por exemplo. Enfim, o importante é que você consiga descobrir o que não está caminhando tão bem e corrija a rota o quanto antes.
4. # Faça perguntas
A melhor maneira de mapear os indicadores que são determinantes para serem analisados é formular perguntas que você deseja obter respostas. Por exemplo, o anúncio feito na revista X foi veiculado em três edições seguidas, houve impacto nas vendas durante esse período? Ou ainda, intensificamos as ações digitais no último mês, qual impacto que isso trouxe para a organização? Todos esses questionamentos podem ser respondidos por meio do BI.
5. # Use a tecnologia a seu favor
O Qlik Sense é uma excelente ferramenta para ajudar a obter os inputs essenciais para o negócio. Por ter o uso totalmente intuitivo, ele torna simples e fácil o processo de imputar os dados no dashboard e realizar as análises. Além disso, dá para gerar gráficos extremamente visuais e capazes de responder a todas as questões que precisa. Você pode criar semáforos que indique por meio das cores verde, amarelo e vermelho o desempenho dos KPIs (Key Performance Indicators), sinalizando as situações de alerta e perigo. E todo esse controle pode ser feito em tempo real ou no momento que julgar mais necessário.
E não esqueça: a partir do momento que você tiver as respostas para os problemas coloque em prática as soluções.
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