Por mais contraditório que possa parecer, não é raro encontrar departamentos de marketing e vendas que caminham separadamente dentro de uma mesma corporação. Na prática, o objetivo de ambos é o mesmo: vender mais.

O marketing tem a finalidade de construir a imagem da marca e alavancar os produtos por meio de estratégias de comunicação que suportam a equipe comercial. Já os vendedores são os responsáveis pelo relacionamento direto com o cliente para concretizarem a venda. O uso correto das estratégias de comunicação é um importante pilar da negociação.  

Diante disso, é mais do que necessário que as duas áreas trabalhem em parceria e complementem seus jobs. Por exemplo, a equipe de marketing precisa monitorar a aceitação dos consumidores a respeito de uma nova campanha publicitária, acompanhar as estratégias da concorrência e ficar por dentro das tendências de mercado. Esse é um termômetro importante para correção de rotas e apoio na definição de argumentos de vendas imbatíveis para a área comercial.  

A visão integrada dos dois departamentos agrega riqueza de conhecimento e informação para a empresa. 

A equação é simples:

Estratégia de marketing bem definida + equipe de vendas com bons argumentos = aumento das vendas e maior rentabilidade

Enriqueça estratégias com análise de cenários

Para que os departamentos caminhem na mesma direção é preciso definir métricas e metas complementares para as duas áreas. E tudo isso pode ser feito com o apoio de uma plataforma de análise inteligente de dados. Com os KPIs (Key Performance Indicator) definidos, os gestores conseguem alinhar as estratégias e definir planos e ações para atrair cada vez mais clientes.

Outra oportunidade de unificar a estratégia entre as áreas é por meio da otimização do banco de dados. Com uma análise profunda e detalhada dessa ferramenta é possível identificar oportunidades e conhecer melhor os clientes e o negócio.

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