A velocidade com que as informações se renovam e ao mesmo tempo se acumulam nas organizações vem exigindo dos gestores de marketing uma análise integrada e inspirada nos conceitos de economia.
As duas ciências são fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio. Dois conceituados estudiosos das áreas reforçam essa visão. Segundo Philip Kotler, “o marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função isolada”. Já Adam Smith acrescenta que “a economia é a ciência que procura medir, explicar e, algumas vezes, mudar o comportamento humano”.
É essa mudança de mentalidade que precisa começar a ocorrer em muitas empresas, principalmente no momento de instabilidade econômica que o país está enfrentando. As áreas não funcionam isoladamente dentro de uma corporação. As estratégias de marketing e vendas devem estar amparadas por pesquisas, análises, mensurações de resultados, assim como ocorre com a economia.
Para sustentar as campanhas publicitárias e demais inciativas de comunicação, os especialistas de marketing devem trabalhar com previsões de cenários, análises de relatórios econômicos, além de estudarem as informações da concorrência, do mercado e cruzarem com os dados reais da companhia.
Assim como os economistas, os profissionais de marketing precisam utilizar a análise inteligente de dados para interpretar as informações apresentadas nos relatórios. Somente com o entendimento das pesquisas é que ele se torna capaz de atender a necessidade do consumidor e aumentar as margens de ganhos da empresa.
Os números são fundamentais para direcionarem os rumos do negócios. Mas sozinhos eles não têm valor. Com os dados em mãos, é importante que o profissional projete cenários e faça simulações para definir que ações deve tomar para driblar a crise econômica e evitar perdas financeiras neste momento.
A integração do marketing com a economia auxilia em diversas etapas do mix de comunicação, como por exemplo, na definição do produto, preço, promoção, ciclo de vida, alocação de recursos e investimentos. Use esse conhecimento a favor do negócio.
Diferencie-se da concorrência e garanta que sua estratégia de marketing será imbatível.
Deixe um comentário