Use o Data Discovery e encontre os gargalos na sua empresa

Saiba também as diferenças entre data discovery e business intelligence

Se o atual momento econômico não está favorável para obter ganhos, a melhor medida é procurar a estabilidade e agir para evitar as perdas. Olhar para dentro de casa e identificar o que pode estar errado na operação é o ponto de partida para uma gestão financeira assertiva e preventiva. Por isso, aproveite essa fase para identificar e combater processos malfeitos e até mesmo possíveis vazamentos de dinheiro.  

E como fazer isso sem comprometer a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe? 

Uma boa saída é utilizar uma Plataforma de Data Discovery. Este conceito tecnológico está amparado pelo processo de mineração de dados, também conhecido por data mining. O data mining possibilita analisar uma grande base de dados relacionados às diversas áreas da empresa (Comercial, Marketing, RH, Finanças e etc.), transformando a análise em conhecimento relevante para o negócio e permitindo que a informação seja compartilhada com todos.

Desta forma, quatro importantes etapas são realizadas com o auxílio dessa solução:

  • Visualização de dados de diversas fontes
  • Descoberta das informações
  • Influência das informações no negócio
  • Análise preditiva

BI X Data Discovery

 

A essa altura você deve estar questionando:  qual a diferença do Data Discovery para o Business Intelligence (BI)? Na verdade, as duas soluções são complementares.

Enquanto o BI tem o propósito de reunir e analisar todos os dados organizacionais (de dentro da empresa), o Data Discovery realiza a análise de informações não-estruturadas como, por exemplo, as que são geradas nas mídias sociais, páginas de internet e até mesmo as advindas de documentos em formatos de pdf, xls, doc, csv e etc.

No caso do setor varejista, por exemplo, as soluções de Data Discovery ajudam a mapear o comportamento dos consumidores, identificando seus gostos, preferências e sazonalidade das compras. Isso facilita o planejamento de ações de marketing e a definição mais assertivas de promoções para os seus públicos-alvo.

Em outra situação, essa tecnologia também é fundamental para analisar os documentos e arquivos online que circulam dentro da empresa e, desta forma, apoiar no processo de detecção de operações fraudulentas ou ainda no mapeamento de procedimentos que não foram executados de forma correta e, hoje, estão implicando em custos elevados.

O Data Discovery é muito simples de ser usado por qualquer pessoa. Em poucos cliques é possível obter rápidas visualizações dos dados e de relatórios em dashboards (painel de controle) interativos e de fácil utilização, como por exemplo, nos moldes de arrastar e soltar.

Motive sua equipe a usar essa tecnologia e identifique onde estão os gargalos da sua empresa. Corrija a rota e trace planos para reduzir os custos e voltar a faturar.

New Call-to-action

Deixe um comentário